Da Assessoria
Em agenda no município de Paraíso do Tocantins, neste sábado, 24, o candidato ao governo do Tocantins, Irajá (PSD), reforçou o compromisso assumido com as mulheres tocantinenses de fazer uma gestão plural, com políticas voltadas ao público feminino e indicação de mulheres para o comando de metade das secretarias e autarquias da gestão estadual.
O candidato ressaltou que, embora sejam maioria no estado, elas ocupam apenas duas vagas no primeiro escalão do governo, o que corresponde a 5% dos cargos. Segundo ele, “essa desigualdade tem que acabar, isso prova que a atual gestão estadual não enxerga o potencial e a capacidade feminina”.
Entre outras ações, Irajá propõe: a criação do vale-creche e da creche noturna, para que as mães de família tenham lugar seguro para deixar os filhos enquanto trabalham; a criação do programa Mulher Empreendedora, para qualificação e apoio àquelas que querem abrir o próprio negócio; e as Clínicas de Especialidades Médicas que contarão com atendimentos ginecológicos e todo o suporte necessário para promover a saúde da mulher.
Na Segurança Pública, ele pretende criar delegacias especializadas e o SOS Mulher, que prevê a formação de patrulhas que darão apoio às vítimas de violência doméstica, ameaças de feminicídio e estupro.
Em Paraíso, Irajá visitou o comércio local, a feira, fez caminhadas e reuniões com lideranças e destacou que “o Tocantins só vai se tornar o lugar que sonhamos quando as mulheres forem respeitadas e poderem andar sem medo pelas ruas das cidades”. “Vamos tornar isso possível, juntos! Fazendo um governo em que todas se sintam representadas, acolhidas e valorizadas”, defendeu.