A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, seu esposo, deputado estadual Eduardo Mantoan – ambos do PSDB – o ex-deputado federal Paulo Mourão, o ex-prefeito de Palmas Raul Filho, membros da cúpula do PT estadual e o vice-governador, Laurez Moreira, PDT, recepcionaram o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em evento na UFT e, em seguida, em um restaurante da Capital
Por Edson Rodrigues
A presença de Laurez Moreira, a convite do reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato, fez reacender as especulações de um afastamento crescente entre o vice-governador e o governador Wanderlei Barbosa, uma vez que todos os demais presentes aos eventos são de clara oposição à atual gestão estadual.
Bastaram as fotos circularem pelas redes sociais para repercutir de forma avassaladora nos bastidores da política estadual, criando uma expectativa ainda maior em relação às convenções partidárias, cujo prazo de realização termina no próximo dia cinco de agosto, e aumentar a possibilidade de grandes surpresas tanto na oposição quanto no grupo político palaciano.
O evento ocorreu nesta segunda-feira, 29, no Auditório dos Conselhos da UFT
Até agora, o jogo vem sendo disputado estritamente dentro do que reza a Legislação Eleitoral e os malabarismos que só a política é capaz de produzir. Afinal, os olhos do Judiciário estão atentos e as punições serão pesadas para quem pisar fora das quatro linhas.
ARTICULANDO PARA GANHAR MÚSCULOS
Ficou claro que a prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan, que os analistas políticos criticavam por não atuar politicamente, deixou para agir aos 44 minutos do segundo-tempo, e sua estratégia parece estar funcionando, pois a candidatura do deputado estadual Júnior Geo vem ganhando musculatura, transformando o parlamentar em peça-chave n o processo sucessório da Capital.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias
Esse encontro é, também, a confirmação de que o PT de Luiz Inácio Lula da Silva terá um palanque “pra chamar de seu” em Palmas, reforçando, ainda mais, o grupo político que trabalha pela eleição de Júnior Geo a prefeito, capitaneado pela atual gestora, Cinthia Ribeiro Mantoan, com desdobramentos significativos, capazes de modificar o tabuleiro sucessório e aumentar a possibilidade da necessidade de um segundo-turno em Palmas.
AZEDOU DE VEZ
O Observatório Político de O Paralelo 13 vê nesse encontro entre cúpula estadual do PT, a prefeita de Palmas, o deputado Eduardo Mantoan e o vice-governador Laurez Moreira e o ministro Wellington Dias, como a “pitada de pimenta malagueta” que faltava para confirmar que Laurez e Wanderlei não falam mais a mesma língua e não rezam mais pela mesma cartilha.
O relacionamento entre governador e vice parece ter azedado de vez, pois as três pré-candidaturas que aparecem à frente nas pesquisas – Janad Valcari, Eduardo Siqueira Campos e Carlos Amastha – vinham, até então, travando uma disputa quase que particular entre si, numa espécie de “céu de brigadeiro”.
Mas, a partir do dia seis de agosto, após as convenções partidárias, em se confirmando a sensação que o encontro desta segunda-feira deixou nos bastidores políticos, o jogo político será muito mais difícil do que se imaginava, com cada grupo político tendo que fazer valer cada centavo dos milhões de reais do Fundo Eleitoral, cada neurônio dos seus profissionais de marketing e cada centímetro das solas de seus sapatos, para conseguir atingir seus objetivos, seja uma vitória no primeiro turno ou uma votação que obrigue a realização do segundo turno e toda uma nova composição política na busca por apoio para o segundo embate.
RESPONSABILIDADE DO ELEITOR AUMENTA
Esse novo cenário aumentará exponencialmente a responsabilidade dos eleitores, que terão que ser muito mais seletivos, acompanhar os debates promovidos pelas emissoras de TV, pela Associação dos Veículos de Comunicação do Tocantins – AVECOM – e acompanhar atentamente os projetos e propostas de cada, sempre lembrando o grupo político que está por trás de cada candidatura.
Serão 60 dias em que candidatos e eleitores terão que dar o seu melhor, para que as escolhas sejam acertadas e baseadas em ideias, projetos e programas de governo.
Lembrando, sempre, que o governador ainda não declarou apoio a nenhum dos pré-candidatos em Palmas, mas, com os últimos movimentos de Laurez Moreira, a opção de Wanderlei Barbosa deve ser mesmo a de apoiar a candidata do PL, deputada estadual Janad Valcari.
Wanderlei Barbosa é o segundo governador do Brasil em índices de popularidade. Seu colégio eleitoral é, justamente, Palmas, onde sua família jamais perdeu uma eleição, tornando a vitória do candidato que escolher, quase que uma necessidade para que ele possa manter seus planos políticos futuros.
O caldeirão sucessório ferveu de vez!
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos...