Estados receberão 11 milhões de vacina na próxima semana, diz Queiroga

Posted On Domingo, 28 Março 2021 06:29
Avalie este item
(0 votos)

“EUA e China são parceiros importantes do Brasil, que têm um potencial de produção de vacinas. Nós estamos dialogando com eles como sempre fizemos”, declarou Queiroga

Ministério da Saúde entrega oxigênio para Rio Grande do Norte

 

Com Estado de Minas

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu aos estados brasileiros a entrega de 11 milhões de vacinas ao longo da próxima semana. Segundo o dirigente, as doses de CoronaVac e AstraZeneca/Oxford já estão país.

 

“Esta semana (temos) 11 milhões de vacinas. (...) As vacinas que estão disponíveis: Astrazeneca, Coronavac. Elas já chegaram, vão ser distribuídas para os estados segundo critérios do Plano Nacional de Imunização”, disse o chefe da pasta à GloboNews. Ele passou o sábado no ministério em reuniões com técnicos da pasta.

 

Na ocasião, Queiroga tabém reforçou a meta do Ministério da Saúde de proteger um milhão de pessoas por dia a partir do início de abril. O mês começa na próxima quinta-feira (1/4).

 

Ainda de acordo com o dirigente, o governo federal deve negociar vacinas com os Estados Unidos e a China nos próximos dias.

 

“EUA e China são parceiros importantes do Brasil, que têm um potencial de produção de vacinas. Nós estamos dialogando com eles como sempre fizemos”, afirmou o ministro.

 

Ritmo lento

 

O informe epidemiológico do Ministério da Saude divulgado na noite deste sábado (27/3) aponta que 4.074.577 pessoas (6,65% da população brasileira) receberam a primeira dose de vacina. A segunda dose foi aplicada em 4.515.631 pessoas (2,13% da população).

 

O mesmo boletim registrou 3.438 óbitos por COVID-19 nas últimas 24 horas - a maior quantidade de perdas notificadas em um sábado desde o início da pandemia. O total de mortos é de 310.550.

 

Ministério da Saúde entrega oxigênio para Rio Grande do Norte

O Ministério da Saúde entregou hoje (27) 160 cilindros de oxigênio para o Rio Grande do Norte, como parte do Plano Oxigênio Brasil. O insumo usado no atendimento a pacientes com casos graves de covid-19 chegou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), segundo informação do presidente da República, Jair Bolsonaro, publicada em seu perfil no Twitter.

 

O Plano Oxigênio Brasil também inclui, inicialmente, a entrega de cilindros para Rondônia (400), Acre (240), Ceará (100), Paraná (200) e região Sul como um todo (100). Grande parte desses cilindros foram comprados direto de produtores, em São Paulo. Outros estão sendo deslocados de Manaus.

 

Outras ações do plano são a instalação de duas usinas de oxigênio em Santa Catarina, uma no Acre e outra em Rondônia.