Fiscais do Procon Tocantins recebem capacitação da Agência Nacional do Petróleo

Posted On Terça, 27 Junho 2023 16:34
Avalie este item
(0 votos)
Fiscais do Procon Tocantins recebem capacitação da Agência Nacional do Petróleo Fiscais do Procon Tocantins recebem capacitação da Agência Nacional do Petróleo

Serão três dias de treinamento incluindo a parte teórica e prática em campo

 

Da Assessoria

 

Fiscais do Procon Tocantins participam esta semana de um treinamento realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A atividade é parte do acordo de cooperação técnica e operacional entre os órgãos, e busca fortalecer a atuação do Procon Tocantins na defesa dos direitos dos consumidores de combustíveis. Serão três dias de treinamento incluindo a parte teórica e prática em campo.

 

“Nossas equipes estão recebendo um treinamento, por meio desta parceria, que fortalece a atuação do Procon Tocantins. A ANP é um órgão especializado neste trabalho e agrega muito conhecimento no trabalho de fiscalização, além disso a capacitação permite um intercâmbio de informações que torna nosso trabalho mais efetivo e que atenda aos interesses da comunidade”, Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins.

 

O gerente de Fiscalização do Procon Tocantins, Magno Silva, destaca que o treinamento qualifica os fiscais do órgão dando maior respaldo para a atuação das equipes. “Deste modo, fortalecemos ainda mais os nossos instrumentos para garantir acesso a produtos com qualidade aos consumidores tocantinenses”.

 

A ANP fiscaliza toda atividade relacionada ao setor de combustíveis desde o posto, a exploração e a pesquisa de petróleo até a revenda dos combustíveis. “O acordo de cooperação técnica e operacional firmado com o Procon Tocantins é importante para aumentar a capilaridade de fiscalização desses agentes econômicos, dar mais celeridade ao atendimento das demandas dos consumidores. Com esse acordo o Procon Tocantins poderá atuar até como a própria ANP, ou seja, o Procon Tocantins no Estado é a ANP, eles têm a competência para lavrar documentos, fazer autos de infração, apreensão e o que for necessário no segmento” pontua Ottomar Lustosa Mascarenhas, chefe do Núcleo Regional de Fiscalização da ANP em Brasília.

 

Cooperação técnica

 

O acordo de cooperação técnica firmado entre o Procon Tocantins e a ANP prevê a realização de atividade de fiscalização (conjuntas ou isoladamente pelos Procons em nome da ANP), educação e orientação dos agentes do setor, prevenção e repressão de condutas violadoras da legislação; implantação de sistema de intercâmbio de informações para tornar mais eficientes e eficazes a regulação e fiscalização destas empresas; atividades de georreferenciamento, para atualizar e contextualizar espacialmente o cadastro de agentes econômicos regulados; e coleta de preços de combustíveis praticados por revendedores, para auxiliar no acompanhamento de preços realizado pela ANP.