FUSÃO ENTRE DEM E PSL É IRREVERSÍVEL

Posted On Quinta, 09 Setembro 2021 08:00
Avalie este item
(0 votos)

A coalizão das duas legendas, que se encontra em fase final, pode resultar no maior partido do país, com mais de 80 parlamentares

 

Goiânia, aos oito dias do mês de setembro de 2021

 

Por Edson Rodrigues

 

Neste último sábado, o Observatório Político de O Paralelo 13 levantou uma informação que teve sua veracidade confirmada por fontes com mandatos no Congresso Nacional:  o PSL, do governador Mauro Carlesse, e o DEM, da deputada federal Dorinha Seabra, estão se fundindo e passarão a ser um só partido.

 

O nome da nova sigla ainda será definido, no mais tardar até três de outubro próximo, após a provável confirmação de que as eleições de 2022 seguirão os mesmos moldes do pleito municipal do ano passado, sem as coligações proporcionais.

 

A fusão entre PSL e DEM resultará na legenda com maior bancada na Câmara Federal, mas já surgirá com uma questão específica no Tocantins: quem ficará com o comando estadual do novo partido?

 

O DEM tem como presidente estadual a deputada federal Dorinha Seabra, enquanto que o PSL tem à frente o próprio governador, Mauro Carlesse.  A primeira informação das fontes do Observatório Político de O Paralelo 13 é de que os comandos estaduais da nova sigla já foram acordados entre os representantes dos dois partidos e a grande prioridade é prepara os trabalhos para as eleições presidenciais de 2020, com a formação de chapas de candidatos a deputados federais e estaduais competitivas.

 

O objetivo é que o novo partido tenha a maior bancada no Congresso Nacional, tanto na Câmara quanto no Senado.

 

Ainda segundo nossas fontes, outras duas grandes siglas estão em conversações com os dirigentes do DEM e do PSL para comporem com o novo partido e formar uma coligação de grande força para apoiar um único candidato a governador e a presidente da República.  Uma dessas siglas é o MDB.

 

Essa coligação majoritária no Estado acende uma luz de alerta no Palácio Araguaia e outra na Assembleia Legislativa, onde vários deputados estaduais estão de malas prontas rumo ao PSL.

 

Já o DEM, de Dorinha Seabra, está não só com a luz de alerta, mas com a sirene de perigo soando a todo vapor.

 

TOCANTINS

 

Sobre essa fusão entre DEM e PSL, no Tocantins temos o governador Mauro Carlesse no comando do PSL, com o apoio da imensa maioria dos deputados estaduais e de dezenas de prefeitos, enquanto que o DEM é presidido pela deputada federal Dorinha Seabra.  A definição sobre qual dos dois presidirá a nova sigla acontecerá no próximo mês de outubro.

 

No próximo dia 17, o Observatório Político do O Paralelo 13 estará reunido com a mesma fonte que nos revelou sobre essa forte possibilidade de fusão que “acendeu as luzes vermelhas” no PSL e no DEM do Tocantins e que pode significar um embate inesperado para a definição de quem ficará com o comando do novo partido.

 

Só nos resta aguardar pela definição.