O Republicanos, partido presidido pelo governador Wanderlei Barbosa no Tocantins, divulgou nas redes sociais a solenidade de filiação de Goianyr Barbosa, um dos pioneiros dos ideais que levaram o Norte Goiano a se tornar o Estado do Tocantins de hoje, a ser realizada no próximo dia 28 de outubro, sábado, às 16h, na quadra coberta da Rua Velha, em Almas.
Por Edson Rodrigues
Há tempos não víamos uma divulgação tão divulgada e festejada quanto esta. Mas, a história de Goianyr mais que justifica a satisfação do Republicanos e do governador Wanderlei Barbosa, que estará presente à solenidade.
Goianyr Barbosa é um político completo. Sonhador e visionário, foi um baluarte na luta separatista pela criação do Estado do Tocantins e tem uma história pessoal que coincide com a dos tocantinenses legítimos.
Foi membro do PFL goiano, partido liderado pelo então deputado federal Wolney Siqueira, de quem foi amigo pessoal. Líder da bancada federal do partido, a maior da Câmara Federal, Wolney aconselhou Goianyr a formar um grupo de líderes políticos filiados à legenda na região Norte, no território do Paralelo 13, e ir até Aureliano Chaves, então presidente nacional do PFL e ministro das Minas e Energia, explicar a causa separatista e pedir o apoio do partido.
Goianyr e o governador Wanderlei Barbosa avalista de sua filiação
Na audiência com Aureliano Chaves estavam Wolney Siqueira, e os defensores da causa tocantinense Aroldo Rastoldo, José Edgar de Castro Andrade, Sanção Batista e Carlos Gaguim, liderados por Goianyr Barbosa, que representava a região Sudeste do que seria o Tocantins.
Nós, de O Paralelo 13, estávamos lá, registrando o momento histórico em que Aureliano Chaves liberou a maior bancada do Congresso Nacional de então, para votar a favor da causa tocantinense. E isso foi crucial para que a Emenda fosse aprovada e o Tocantins, enfim, criado pela Assembleia Constituinte de 1988.
O jovem líder político, Goianyr Barbosa enfim viu seu sonho se transformar realidade, e a oportunidade de fazer da sua cidade natal, Almas um exemplo e modelo de que a luta pela criação do Tocantins e a liberdade política do Norte Goiano fazia sentido.
Para isso elegeu-se prefeito e deixou uma vasta folha de serviços prestados às gerações que se sucederam, em Almas.
CANDIDATURA RESPALDADA
Agora, após mais de 30 anos afastado da vida política, com todos os seus filhos formados, profissionais de sucesso, e depois de ser consultor de vários políticos em seus mandatos, o velho Goianyr está de volta, com a vontade renovada, preparando sua candidatura a prefeito com todo o respaldo possível, não só do governador Wanderlei Barbosa, mas de todo o povo Almense.
A expectativa é que a vitória de Goianyr em Almas redunde em investimentos bem planejados, oriundos de emendas impositivas federais e estaduais, por conta do ótimo relacionamento que tem com a bancada federal tocantinense e com os deputados estaduais.
Goianyr tem no senador Eduardo Gomes um amigo e irmão, tem uma ótima amizade com a senadora Dorinha Seabra, e todo o apoio do seu amigo, irmão e cunhado, governador Wanderlei Barbosa.
O Observatório Político de O Paralelo 13 estará presente, fazendo a cobertura da solenidade que, para Almas, terá o mesmo peso e a mesma importância da reunião com Aureliano Chaves, representando a vitória de um ideal e de um povo.
Pelo menos em Almas, sabemos que há um nome diferenciado em busca da redenção e da volta do crescimento social e econômico.
Bem-vindo de volta, Goianyr!