Todos os professores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais passarão a ter gratificação mensal de R$700 reais
Por Antônio Coelho de Carvalho
Falar sobre a importância da educação na melhoria de vida de uma sociedade é chover no molhado, ela é o pilar essencial para a transformação e o desenvolvimento da sociedade. A educação é essencial para a formação do cidadão. Ela é a responsável pela multiplicação do conhecimento e pelo desenvolvimento de habilidades úteis para a atuação dos indivíduos em sua comunidade.
Compartilhado esse pensamento o governador Wanderlei Cardoso, foi protagonista de um feito que o marcara como um dos um dos melhores governadores que o Tocantins já teve. A valorização da educação, não só no sentido de aumento de salários dos professores, mas a tenção outros problemas como sua determinação para que órgãos da Segurança Pública e Educação do Estado integram Comitê para adotar medidas preventivas contra atos de violência em ambientes escolares.
Outro feito é a reforma e ampliação da rede Pública de ensino. Aquisição de computadores, carteiras e outro utensílios usados no dia-a-dia das escolas. A participação e consultas pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Os principais anseios da comunidade escolar estão sendo discutidos sob a coordenação da equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nos encontros do Plano Plurianual (PPA).
A horaria que o governador Wanderlei Cardoso recebeu dia 15 passado, título de Doutor Honores Causa por se suas contribuições para a educação, fi merecido. Ontem ele mostrou na pratica, na calada ele deu um aumento de 11,49 % par os educadores. Wanderlei foi além, dará uma gratificação de R$ 700 para professores que estão na sala e aula como também para os exercem função pedagógica. Esse aumento chegara até 20%, porem somente no mês que vem. O ato foi publicado no Diário Oficial Numero 6313 do dia 20/04/2023.
No discurso de agradecimento pelo titulo o Governador se disse honrado pelo reconhecimento. "Ao longo da minha trajetória política atuei em diversas frentes que me proporcionaram, na prática, a experiência e conhecimento para falar de igual para igual com mestres e doutores, como é o caso do meu secretariado. Quero continuar melhorando a educação no Tocantins, assim como a saúde, e todos os setores imprescindíveis aos cidadãos tocantinenses. Me honra, sobremaneira, receber tão grandiosa honraria", agradeceu.
Com mais de 30 anos de vida pública, Wanderlei Barbosa iniciou a carreira na política em 1989, quando foi eleito vereador pelo município de Porto Nacional; em 1996, foi eleito vereador na capital, sendo reeleito mais três vezes. Foi presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Palmas por duas vezes, nos biênios 2003/2004 e 2009/2010. Ainda em 2010 saiu vencedor nas urnas como deputado estadual, sendo reeleito em 2014. No ano de 2018 Wanderlei Barbosa se tornou vice-governador do Estado e, finalmente, em 2022, foi eleito governador com mais de 481 mil votos.
Wanderlei Cardoso vem saindo melhor que a encomenda