Nova ponte terá 22 pilares, sendo 16 deles dentro do lago
Por Erica Lima
O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), iniciou as perfurações para construção das fundações dos pilares submersos da nova ponte sobre o Rio Tocantins, na TO-255, em Porto Nacional.
Os trabalhos são concentrados no leito do rio e estão sendo realizados com auxílio de uma balsa e de equipamentos especiais. De acordo com o superintendente de Gestão Operacional e Construção, Ademo Vendramini, o início das perfurações no leito do rio leva a obra para outra etapa. “Antes estava sendo realizada a construção dos pilares em terreno seco e agora iniciamos um serviços de maior complexidade”, frisa.
A secretária da Infraestrutura e presidente da Ageto, Juliana Passarin, explica que o primeiro pilar submerso a ser construído é o 18. “A ponte terá 22 pilares, seis deles fora do rio e 16 submersos; nós já concluímos as fundações de quatro dos seis em terreno seco e iniciamos o primeiro dentro do rio”, destaca a gestora.
A nova ponte terá 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 metros de armação de concreto e 400 metros de aterro
Paralelamente a construção dos pilares, a empresa Rivoli do Brasil, responsável pela obra, continua trabalhando na construção das peças pré-moldadas, dentre elas estão as grandes vigas de concreto que irão compor a superestrutura.
Ao todo, estão em fase de construção as 94 vigas de 43 metros, altura equivalente a um prédio de 15 andares e 120 toneladas. Até agora, 33 peças já estão prontas.
As peças estão sendo fabricadas no canteiro de obras instalado às margens da TO-050, entre Porto Nacional e Silvanópolis. No local também serão construídas outras peças pré-moldadas de pequeno e médio porte.