Ação capacita nas áreas da beleza e da panificação
Por Eliane Tenório
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), e em parceria com setores das áreas produtivas, promove mais uma etapa dos cursos de capacitação da Inclusão Produtiva, desta vez para os municípios de Bernardo Sayão, Abreulândia, Cariri, Monte do Carmo e Juarina.
A ação prevê capacitar 292 alunos, nas áreas de beleza e panificação. Os cursos acontecem nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) dos municípios. O público alvo das capacitações são as famílias atendidas pelos programas de transferência de renda, bolsa família e cadastradas no CadÚnico.
Com a mão na massa e de olho no mercado, a aluna do curso de panificação, Raiara da Silva Menesses, afirmou que o curso é uma novidade na cidade. "Creio que todos que estão participando estão gostando e espero que queiram exercer a profissão, eu quero", afirmou.
"Eu sempre tive muita vontade de aprender nessa área e estou amando o curso de cabeleireiro, já aprendi várias técnicas, higienização, hidratação e corte. Estou muito empolgada porque tenho certeza que até o final do curso vou aprender muito mais", afirmou a participante Jainne Dhébora Rodrigues de Brito.
"Também trabalho na área da beleza e estou aprendendo muito com o curso", afirmou o cabeleireiro Vinícius Alves de Alencar. Já eu, pratico em casa e estou adquirindo novos conhecimentos pois pretendo trabalhar com beleza", afirmou a aluna Marcela Eduarda Lima Teles.
O responsável pelo setor de Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota Martins , informou que o foco da Inclusão Produtiva é a responsabilidade social e, ao mesmo tempo, o atendimento a uma demanda de capacitação dos setores de beleza e panificação. “O projeto é focado nas famílias em situação de vulnerabilidade, visando suas inserções no mercado de trabalho ou mesmo a produção própria para venda”, ressaltou.
Meta
Em 2022, a meta é atender 124 municípios, capacitando 9.920 pessoas, acordo com Valter Frota
O secretário interino do Trabalho e Desenvolvimento Social, Zorivan Monteiro, ressaltou que o projeto é de grande importância para os municípios do Tocantins na geração de renda. “Nossa equipe está pronta para capacitar todos os trabalhadores interessados em renovar seus conhecimentos. Estamos trabalhando para fomentar a inserção das famílias em situação de vulnerabilidade no mercado do trabalho", informou o secretário.
Inclusão Produtiva
O Governo do Tocantins desenvolve programas para inclusão produtiva, fomento à economia solidária, microcrédito, geração de renda e capacitação profissional, ações que visam à promoção social das famílias beneficiárias.
No desenvolvimento do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, o Governo conta com a Setas, a qual ficou designada como interlocutora para fazer a pactuação e o monitoramento dos 139 municípios do Estado do Tocantins, nas áreas da Assistência Social (CRAS)e do Trabalho (SINE).
Os cursos de qualificação profissional são distribuídos conforme suas características científicas e tecnológicas em 11 eixos tecnológicos que somam ao todo 800 possibilidades de oferta.