Governo do Tocantins realiza 1ª oficina sobre Plataformas SUS Digital

Posted On Terça, 11 Fevereiro 2025 17:31
Avalie este item
(0 votos)
Encontro foi voltado a secretários e técnicos das secretarias municipais de saúde de 75 municípios Encontro foi voltado a secretários e técnicos das secretarias municipais de saúde de 75 municípios Fotos Erlene Miranda

Na ocasião, a SES-TO debateu o assunto em parceria com os municípios que integram a macrorregião de saúde centro sul

 

 

Por Erlene Miranda

 

 

A fim de elaborar o Plano de Ação SUS Digital no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) e a Comissão Intergestores Regional (CIR) promoveu na terça-feira, 11, a 1ª Oficina sobre Plataformas SUS Digital. O encontro ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins (ALETO) em Palmas, e foi voltado a secretários e técnicos das secretarias municipais de saúde de 75 municípios que integram a macrorregião de saúde centro sul.

 

O titular da SES-TO, Carlos Felinto destacou que, “essa é uma pauta estratégica, pois nós temos um território extenso e com uma demanda muito grande por consultas de especialistas e por diagnóstico. Então, a gente está trabalhando na parte do SUS Digital para que por meio da telemedicina e outras estratégias, a gente possa estruturar e ampliar o serviço ofertado”.

 

A secretária municipal de saúde de Tabocão, Andréia de Sousa Feitosa Miranda afirmou que tem grande expectativa e parabenizou a equipe da SES-TO pela realização do encontro. “Está tudo muito organizado e acredito que teremos momentos de muito aprendizado, pois esse sistema vai facilitar o nosso trabalho”.

 

O titular da SES-TO, Carlos Felinto, participou do momento

 

Segundo o coordenador técnico do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão Estadual do SUS (CIEGES) no Tocantins, Paulo Burgue, “foram disponibilizados aos municípios questionários para verificar a demanda dos gestores e pegar a experiência das secretarias com proposições de ações para a transformação digital. Nesta oficina iremos consolidar as respostas dos questionamentos, em seguida, apresentar a esses representantes quais são as ações prioritárias relacionadas à transformação digital”.

 

O apoiador regional do programa SUS Digital, Emerson Lopes ressaltou que, “hoje a ideia é que a gente possa mediar e facilitar os processos de organização das propostas a partir dos questionários respondidos. Foram muitas, mais de quase 300, divididas em três eixos. Algumas delas se sobrepõem, mas ao mesmo tempo são complementares para o desenvolvimento da saúde”.

 

As oficinas

 

A enfermeira e técnica da SES-TO que atua saúde digital, Michele Filgueira conduziu a oficina e explicou que “iremos fazer a construção do plano pelas macrorregiões, começando hoje pela Macro Centro Sul. Já no dia 13, faremos essa oficina com municípios da Macrorregião Norte, em Araguaína”. A servidora destacou ainda que serão feitas duas pactuações, devido cada região ter uma característica.

 

SUS Digital

 

O SUS Digital é uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca transformar digitalmente o Sistema Único de Saúde (SUS) com a promoção do uso de tecnologias digitais, como por exemplo, serviços de saúde digital; educação em saúde; trabalhar a interoperabilidade de dados em saúde; aplicação de ciência de dados e entre outras ações que concedam melhorias na qualidade em atenção à saúde.