Eleitores foram ouvidos e deram as suas opiniões! Veja quem é o único que pode bater Lula no segundo turno em 2026; confira
Por Felipe Gatto
Disputa quente! A nova rodada da pesquisa Quaest sobre as eleições de 2026 foi divulgada nesta quarta-feira, 20, e o resultado final mostra que Lula (PT) conseguiu, em agosto, se distanciar dos seus principais adversários da direita.
Em eventuais disputas de segundo turno, o atual presidente do Brasil ganharia em todas, deixando os oponentes para trás em uma nova fase à frente do governo do país.
De acordo com o G1, foram monitorados nove cenários de disputas diretas do marido da Janja da Silva contra possíveis políticos da direita. A lista inclui quatro membros da família Bolsonaro (Jair, Michelle, Eduardo e Flávio), além de cinco governadores (Tarcísio de Freitas, Ratinho Jr., Eduardo Leite, Romeu Zema e Ronaldo Caiado).
Quem vai melhor nas disputas?
Essa nova enquete mostra importantes movimentos, já que Lula se beneficia da avaliação mais favorável de sua liderança e do cenário econômico em recuperação nas últimas semanas.
Outro indicador favorável ao líder do PT: Jair Bolsonaro segue, como no ciclo eleitoral de 2022, mais rejeitado do que ele. O medo de sua volta à presidência marcou 47%, enquanto o receio de que Lula siga no cargo é de 39%. Entre os indecisos, o percentual subiu de 36% para 46%.
Como a disputa foi no país?
Contra Tarcísio de Freitas, atual governador de SP: Lula venceria apenas na Bahia (63% a 21%) e em Pernambuco (61% a 27%). Se daria mal em São Paulo (35% a 52%), Paraná (32% a 46%) e Goiás (32% a 47%). Minas Gerais: empate técnico com 37%. Rio de Janeiro: empate numérico em 35%. Rio Grande do Sul: empate com margem de erro, Tarcísio 47%, Lula 32%.
Tendo Michelle Bolsonaro como rival: Empate em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Vitória folgada de Lula na Bahia e em Pernambuco. A ex-primeira dama lidera no Paraná e em Goiás.
Contra Ratinho Júnior: O governador domina com 73% das intenções de voto em seu estado (Paraná), e em Goiás venceria Lula por 46% a 31%.
E o Eduardo Leite?
Contra Eduardo Leite: O governador venceria no Rio Grande do Sul com margem grande (49% a 26%). No Paraná e Goiás, Leite também derrotaria Lula.
Contra Eduardo Bolsonaro: O deputado seria derrotado em Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Vitória no Paraná e em Goiás. Empate técnico em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Contra Romeu Zema: O governador passaria Lula em seu estado, Minas Gerais (47% a 34%), no Paraná (40% a 34%) e em Goiás (42% a 33%).
Contra Ronaldo Caiado: O governador venceria Lula em seu estado com margem alta (72% a 19%) e no Paraná, 42% a 38%. Com Flávio Bolsonaro de adversário: Só encosta em Lula no Rio de Janeiro, com 39% contra 38% do presidente.
A pesquisa falou com 12.150 brasileiros de 16 anos ou mais, entre 13 e 17 de agosto.