GOVERNO SE ESFORÇA PARA COLOCAR O TOCANTINS NOS TRILHOS DO DESENVOLVIMENTO POREM...

Posted On Quinta, 28 Novembro 2019 14:10
Avalie este item
(0 votos)

EDITORIAL

 

Porto Nacional, aos 28 dias do mês de novembro de 2020

 

 

Por Edson Rodrigues

 

O jornal O Paralelo 13, nos seus 28 anos de circulação, já passou por diversos formatos, de tablóide a standard e, hoje, tem sua versão on line, sempre funcionando no mesmo endereço, na mesma cidade e com uma linha editorial ética, destemida e respeitosa.  Nessas três décadas de circulação, sempre soubemos e acompanhamos as diversas situações relacionadas às condições financeiras do Estado.

 

Logo, somos testemunha dos esforços empenhados pelo governador Mauro Carlesse para reenquadrar o Tocantins na Lei de Responsabilidade Fiscal, cortando na própria carne, ao assumir o ônus político das milhares de demissões que se viu obrigado a promover junto aos servidores contratados.

Carlesse, ao mesmo tempo, conseguiu os insumos necessários para transformar o Tocantins no maior canteiro de obras do Brasil, a partir da liberação dos empréstimos junto á Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil, ação na qual contou com o desprendimento da Assembleia Legislativa, da bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional, de Ministros e secretários do governo federal, que além de apoiá-lo, não colocaram obstáculos.

 

Essa configuração está próxima de se realizar, com data marcada para o próximo dia 12, em Palmas, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, dos presidentes da Caixa e do Banco do Brasil, ministros, deputados federais, senadores e dos 139 prefeitos do Tocantins.

 

 

Mesmo que, por ventura, como alguns oposicionistas querem, a assinatura desses contratos não aconteça, por uma conjunção nefasta de fatores, Carlesse já mostrou que sabe como correr atrás de benefícios para a população, utilizando sua equipe competente, o apoio da Assembleia Legislativa, da bancada federal, do senador Eduardo Gomes e todos os artifícios que estiveram ao seu alcance.

 

Tudo isso, todo esse esforço, foi retratado de forma fiel e positiva por O Paralelo 13 em todas as suas plataformas de mídia.

 

FATOS “ESTRANHOS”

Porém, caros leitores e comunidade tocantinense, O Paralelo 13 não pode fechar seus olhos, dar uma de desentendido, e não questionar certos fatos que vêm se tornando uma constante neste governo.

 

O que será que acontece nos corredores do Palácio Araguaia que afugenta seus melhores quadros técnicos?

 

Ontem, quem deixou o governo “a pedido” foi o secretário de Comunicação, Vieira de Melo, pioneiro, experiente, bem relacionado e compromissado com o Tocantins desde a sua criação. Mas ele não é o primeiro nem será o último dos grandes profissionais a abandonar esse barco chamado “equipe de governo”.

 

Estamos falando de “baixas” como a do Coronel Marcelo Falcão Soares, do Natiratins, de Renato Assunção, ex-secretário estadual da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), de Ridoval Chiareloto, ex-secretário da Indústria e Comércio no Tocantins, e da ex-presidente da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), Juliana Matos.

 

Todos empossados com honras a seus méritos, mas cujas exonerações aconteceram sem explicações plausíveis, pois resultados, todos os citados acima os tiveram, bem melhores que muitos que continuam no governo, mas em ritmo de “caminhão subindo ladeira”.

 

ÉLCIO MENDES

A escolha do jornalista Élcio Mendes para a secretaria de Comunicação, pelo menos, foi acertadíssima. Trata-se de um profissional ético, com uma vasta folha de serviços prestados ao Estado, tendo revolucionado a comunicação da Defensoria Pública quando foi coordenador na gestão de Marcelo Thomaz.

 

Esperamos que a chegada de Élcio à Secom seja tranquila, e que ele possa desempenhar sua missão de divulgar as ações do governo do Estado com autonomia para formar sua equipe e que tenha condições e recursos para honrar os compromissos assumidos com os prestadores de serviços nas áreas de comunicação e publicidade.

 

Ao novo secretário, nossos votos de boas vindas e de muita sorte!