Gripe aviária em humanos: veja como evitar contaminações

Posted On Sexta, 16 Mai 2025 15:12
Avalie este item
(0 votos)

Saiba como a gripe aviária se dissemina e como prevenir o seu contágio

 

 

Por:Livia D'Ambrosio

 

 

A gripe aviária, ou influenza aviária, também chamada de "gripe do frango", é uma doença viral altamente contagiosa que afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres. Ocasionalmente, ela pode afetar mamíferos, como ratos, gatos, cães, cavalos, suínos, bem como o homem. Mas será que a gripe aviária em humanos é um risco?

 

"A gripe aviária, causada por cepas do vírus influenza altamente patogênicas em aves, pode ocasionalmente infectar seres humanos. Embora a transmissão pessoa a pessoa seja rara, o risco para humanos depende da exposição direta a aves infectadas. No Brasil, não foram relatados surtos significativos de gripe aviária em humanos recentemente", explica o médico Alexandre Pimenta, da rede AmorSaúde.

 

 

 

Quais são os sinais da gripe aviária?

A gripe aviária pode apresentar alguns parecidos com o da gripe comum e até causar sérios problemas de saúde em humanos, podendo levar a um quadro de pneumonia e, eventualmente, à morte. 

 

Os principais sintomas de gripe aviária em humanos costumam surgir dentro de dois a oito dias após a infecção. Na maioria dos casos, estes sintomas se assemelham aos da gripe convencional, incluindo:

 

Tosse

Febre

Garganta inflamada

Dor muscular

Dor de cabeça

Falta de ar

 

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}