Grupo gestor da Seduc chega a Arraias realiza reunião técnica com técnicos da Diretoria Regional

Posted On Quinta, 19 Outubro 2017 15:52
Avalie este item
(0 votos)

Com os técnicos da DRE, a secretária discutiu a implementação da Proposta Pedagógica e a gestão educacional

Por Philipe Bastos
Décima segunda regional à receber o grupo gestor da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Arraias terá dois dias de trabalho entre a gestão da Pasta e as escolas da rede estadual jurisdicionadas à Diretoria Regional de Educação (DRE). Na cidade histórica ao sul do Estado, o primeiro compromisso da equipe da Secretaria foi com os técnicos da DRE, que são os representantes da gestão estadual da educação na Regional.
Na sede da Diretoria, a professora Wanessa Zavarese Sechim, gestora da Seduc, foi recepcionada, juntamente com a equipe técnica, pelos servidores da Regional. A acolhida contou com apresentações musicais com alunos e professores do Colégio da Polícia Militar (CPM) de Arraias. Além disso, os técnicos da DRE apresentaram uma peça teatral intitulada Cativar, que teve como inspiração o livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.
Após o momento de recepção, os técnicos da Diretoria Regional de Educação participaram de uma reunião com a equipe gestora da Seduc. Durante o encontro, a secretária apresentou aspectos e diretrizes da educação tocantinense, tendo como base a proposta pedagógica de 2017. Segundo a gestora, todas as ações realizadas pela gestão devem ter como foco o fortalecimento da aprendizagem em todo o Estado.
“Enquanto a Educação do Tocantins não entender que é na escola que a educação acontece, que é lá que estão os alunos e os professores, nós não vamos avançar”, frisou.
Em sua fala, a gestora lembrou o processo de construção da proposta pedagógica, a partir de um diagnóstico técnico e preciso da situação das escolas e do processo ensino-aprendizagem no Tocantins. Após o levantamento dos dados, foi iniciada a fase de escuta das escolas e das Diretorias Regionais de Educação.
“Com aqueles dados muito claros e muito objetivos, nós começamos a escutar os professores, os alunos, os diretores das escolas. Nós entendíamos que apenas com os dados vindos das Regionais não seria possível elaborar um diagnóstico que retratasse a educação do Tocantins”, explicou.
Representando os técnicos da DRE, a diretora regional de Educação de Arraias, Leila Maria Florêncio, destacou a importância desses momentos de aproximação que a Seduc vem promovendo das Regionais e das escolas da rede estdual. “Queremos agradecer a presença da professora Wanessa e de toda sua equipe. Todas essas ações que a Seduc vem trazendo para as regionais são muito importantes para desenvolvermos um trabalho de qualidade para as nossas escolas”, completou.
Arraias A cidade de Arraias foi a primeira em que a professora Wanessa Sechim lecionou no Tocantins após ser aprovada em concurso público do Estado. Antes da reunião com os técnicos da DRE, ela lembrou o período em que morou na cidade histórica do sul do Estado e citou que o mais novo estado brasileiro foi aquele que lhe ofereceu as oportunidades para seu crescimento enquanto educadora. “Para mim, chegar em Arraias é como chegar naquela casa que estamos com muita saudade e queremos visitar cada cantinho. Me sinto muito em casa aqui, desde a hora em que chego na cidade”, disse.