Evento reuniu lideranças regionais, representantes do poder público e da sociedade civil para debater propostas que fortalecem os direitos das mulheres no Sul do Tocantins
Por Jordania Negreiros
Com o tema Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas, Gurupi sediou, nesta quarta-feira, 02, a Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher do município, para abordar os principais desafios enfrentados pelas mulheres tocantinenses, discutindo estratégias para garantir o acesso a direitos, combater desigualdades e promover a equidade de gênero.
O evento reuniu representantes de secretarias municipais, coletivos sociais, lideranças políticas e instituições da região sul do Tocantins, para o debate e construção de propostas que serão levadas para a etapa estadual, que acontecerá no dia 20 de agosto, em Palmas e, posteriormente, à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília.
Encerrando a conferência, foram eleitas as delegadas que representarão a região nas etapas estadual e nacional da Conferência de Políticas para as Mulheres
A secretária municipal da Mulher de Gurupi, Cristina Donato, anfitriã da conferência, destacou o compromisso da gestão municipal com o avanço das políticas para as mulheres. “É um orgulho para Gurupi sediar esse momento histórico, onde a escuta, o diálogo e a construção coletiva são os principais pilares. A presença de tantas mulheres e representantes comprometidos com a causa mostra que estamos no caminho certo”, pontuou.
Representando a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, a diretora de Políticas para Mulheres e Relações Sociais, Terezinha Aquino, destacou a importância da conferência como espaço de escuta e construção coletiva. “É por meio do diálogo com os municípios que conseguimos avançar em políticas públicas que cheguem na ponta e contemplem a diversidade das mulheres tocantinenses”, afirmou.
A programação contou com a palestra magna da advogada Stella Bueno, especialista em Direitos das Mulheres e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim-TO), que trouxe reflexões importantes sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no contexto atual.
No período da tarde, a programação seguiu com a formação de grupos de trabalho, que discutiram sete eixos temáticos prioritários
No período da tarde, a programação seguiu com a formação de grupos de trabalho, que discutiram sete eixos temáticos prioritários: Violência contra a mulher; Saúde da mulher; Empoderamento econômico e autonomia; Direitos das mulheres e igualdade de gênero; Educação e cultura; Saúde mental; e Direito ao território e sustentabilidade. Após os debates, cada grupo apresentou as propostas construídas de forma coletiva. Encerrando a conferência, foram eleitas as delegadas que representarão a região nas etapas estadual e nacional da Conferência de Políticas para as Mulheres.
Participação regional e presença de autoridades
Além das secretárias municipais da Mulher e representantes da sociedade civil, estiveram presentes na conferência: a vereadora Leda Perini; a primeira-dama de Cariri do Tocantins, Ana Paula Carvalho, representando as demais primeiras-damas da região; Franqueslane Ferreira de Lima, representante do Coletivo das Mulheres Negras e do Conselho da Igualdade Racial; o juiz da Vara Especializada no Combate à Violência Contra a Mulher e Crimes Dolosos Contra a Vida, Dr. Jossanner Nery Nogueira; o presidente da Câmara Municipal, Ivanilson Marinho; e o vice-prefeito de Gurupi, Adailton Fonseca.
A conferência teve abrangência regional, envolvendo os municípios de Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Peixe, Simolândia, Santa Rita do Tocantins, São Salvador do Tocantins, Sucupira e Talismã.