Datafolha, votos válidos: Bolsonaro, 40%; Haddad, 25%; Ciro, 15%; Alckmin, 8%
Com iG São Paulo
Ciro Gomes (PDT) continuou em terceiro lugar, com 11%. Geraldo Alckmin (PSDB) aparece com 7%, e Marina Silva (Rede) alcançou apenas 3%;
O Ibope divulgou, na noite deste sábado (6), a sua nona e última pesquisa eleitoral – antes do primeiro turno – sobre as eleições presidenciais de 2018. De acordo com a pesquisa Ibope, que teve os dados transmitidos pelo Jornal Nacional da Rede Globo , o candidato Jair Bolsonaro (PSL) continua liderando a corrida presidencial, com 36% das intenções de voto.
Em segundo, aparece o candidato Fernando Haddad (PT), com 22% das intenções de voto. Ainda segundo a pesquisa Ibope , o presidenciável Ciro Gomes continua em terceiro, com 11%. Em seguida, aparecem Geraldo Alckmin (PSDB), com 7%, e Marina Silva (Rede), com 3%.
Confira a simulação para o primeiro turno, segundo o Ibope, com todos os presidenciáveis:
Jair Bolsonaro (PSL): 36%
Fernando Haddad (PT): 22%
Ciro Gomes (PDT): 11%
Geraldo Alckmin (PSDB): 7%
Marina Silva (Rede): 3%
João Amoêdo (Novo): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Cabo Daciolo (Patriota): 2%
Alvaro Dias (Podemos): 1%
Guilherme Boulos (Psol): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Brancos e nulos: 7%
Não sabem ou não responderam: 5%
A pesquisa divulgada neste sábado foi realizada hoje mesmo. No total, foram ouvidas 30 mil pessoas, em todo o País. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-07052/2018 e tem 95% de nível de confiança. Também é considerada uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo da conta os votos brancos ou nulos, Jair Bolsonaro aparece com 41%, enquanto Haddad aparece com 25%.
Datafolha, votos válidos: Bolsonaro, 40%; Haddad, 25%; Ciro, 15%; Alckmin, 8%
Pesquisa foi feita na sexta e no sábado. Margem de erro é de 2 pontos percentuais. Veja também os índices de rejeição e simulações de 2º turno.
Votos válidos
Jair Bolsonaro (PSL): 40%
Fernando Haddad (PT): 25%
Ciro Gomes (PDT): 15%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Marina Silva (REDE): 3%
João Amoêdo (NOVO): 3%
Alvaro Dias (PODE): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Cabo Daciolo (PATRI): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. As pesquisas foram contratas pela Rede Globo de Televisão e foram registradas no TSE.