No próximo dia 1º, a eleição da Mesa Diretora da Casa acontecerá logo após a posse dos 27 senadores eleitos em outubro de 2014
O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) anunciou, nesta quinta-feira (27), que será candidato à presidência do Senado. No próximo dia 1º, a eleição da Mesa Diretora da Casa acontecerá logo após a posse dos 27 senadores eleitos em outubro de 2014. Até o momento não há candidatos oficiais ao cargo, mas os líderes partidários já consideram que o atual presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL), será o nome oficial do PMDB à reeleição.
Tradicionalmente, por ter a maior bancada do Senado, o PMDB terá a prerrogativa de indicar o nome do presidente, mas os senadores podem quebrar o acordo histórico e eleger um candidato diferente daquele indicado pelo partido.
“Um grupo grande de senadores deve lançar uma chapa forte para a disputa. Há uma tendência em direção ao meu nome. Recebi muitos apelos também de companheiros de vários partidos, o que vai nos possibilitar fazer uma chapa forte e bem representativa”, disse Luiz Henrique ao anunciar a candidatura alternativa.
O senador admite que não conseguiu “viabilizar” o próprio nome como indicação oficial do seu partido, mas disse que a decisão é “irreversível” e conta com apoios em outras legendas. “Eu tenho sinalização de vários partidos: PSDB, DEM, PDT, PP, PSD” - disse ele.