Ex-presidente organizou manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo, 25, e reuniu 185 mil pessoas, segundo USP
Com Site Terra
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou o ato organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo, 25, como "grande" e afirmou que a manifestação foi "em defesa do golpe". As declarações foram dadas ao jornalista Kennedy Alencar, no programa É Notícia, da RedeTV!.
"Eles fizeram uma manifestação grande em São Paulo. Mesmo quem não quiser acreditar, é só ver a imagem. Como as pessoas chegaram lá, 'é outros 500'", afirmou Lula.
O presidente também disse que o ato na Paulista foi "em defesa do golpe". "Eles todos com muito medo, muito cuidado. [...] De qualquer forma, é importante a gente ficar atento, porque essa gente está demonstrando que não está para brincadeira", acrescentou.
Lula ainda criticou a pedido de anistia feita pelo ex-presidente para os presos durante o episódio de 8 de janeiro. "Quando o cidadão lá pede anistia, ele tá dizendo: 'Não, perdoe os golpistas'. Tá confessando o crime", avaliou.
Um levantamento realizado pela USP indicou que a estimativa de público no ápice do evento, às 15h, foi de 185 mil pessoas. A informação integra o Monitor do Debate Político da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Por outro lado, Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo fala em 600 mil pessoas presentes no local. Além disso, afirma que 750 mil estiveram ao todo, contando também pessoas que estavam nas proximidades, sem necessariamente na manifestação.