O MDB Tocantins terá regras bem definidas para apoiar candidaturas de outro partido nas eleições municipais do próximo ano. Todos os acordos terão que passar pelo crivo da executiva estadual, presidida pelo ex-governador Marcelo Miranda.
Por Edson Rodrigues
O OBSERVATORIO POLITICO de O PARALELO13 apurou nos bastidores da sucessão municipal de 2024 que o MDB adotará regras bem claras para as disputas nos municípios tocantinenses. A princípio, os diretórios municipais terão total liberdade para montar uma chapa encabeçada por um candidato a prefeito do MDB. Mas... quando se tratar de coligação em que a cabeça de chapa seja de outro partido, o acordo passará pelo crivo da executiva estadual, que dará o aprovo final.
Tomamos conhecimento nessa segunda-feira, 15, que o presidente do Comissão Executiva Estadual do MDB, ex-governador Marcelo Miranda, já começou as discussões reservadas com membros do partido para definir as regras que serão seguidas durante o processo eleitoral em 2024.
Aguarda-se a divulgação em momento oportuno, ainda este ano, de uma resolução da executiva, após ampla discussão, definindo as regras que o MDB seguirá nas próximas eleições, a qual será registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral.
Reunião do MDB em Palmas
O MDB é o partido mais tradicional no Tocantins, com grande número de filiados e suas comissões provisórias municipais e diretório estadual regularizados perante a Justiça Eleitoral. Vários outros partidos não gozam desse privilégio no estado.
Segundo nossa fonte, Marcelo Miranda já retornou de Brasília, onde foi submetido a um procedimento cirúrgico, e nos próximos dias iniciará as rodadas de conversações com os correligionários da Capital e do interior para discutir os rumos do partido nas próximas eleições.
O OBSERVATORIO POLITICO de O PARALELO13 já tem agendada uma audiência com o ex-governador Marcelo Miranda, para uma entrevista exclusiva sobre o processo eleitoral no estado.
Com a decisão de estabelecer regras a serem seguidas pelas comissões executivas municipais, o comando do MDB tocantinense “corta as asas” de quem, porventura, pensa em usar o partido colocando interesse pessoais acima dos interesses da agremiação.
Como se sabe, o MDB tem um bom tempo em rádio e TV e grande volume de verba partidária.