O atual Presidente Osires Damaso foi reeleito com 14 votos a favor e 10 votos contrários dados ao deputado Ely Borges.
Passada a eleição da Mesa Diretora para o próximo biênio, o presidente reeleito da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (DEM), proferiu um discurso pacificador. O parlamentar reafirmou a transparência de sua gestão, alvo de denúncias de irregularidades nos últimos dias por parte de colegas de plenário, e disse compreendê-las à luz da acirrada disputa pelo comando da Casa de Leis.
“Tudo foi licitado de maneira correta”, reafirmou o presidente, referindo-se à sua condução do Parlamento. “Sei que em alguns momentos temos debates inflamados, mas respeito a posição de cada um. Fui atacado e não me abalei. Sejamos grandes. Vamos mostrar que merecemos o cargo ora confiado”, prosseguiu Damaso.
O parlamentar disse ainda perdoar o deputado José Bonifácio (PR) pelas denúncias e lembrou sua própria história. “Venho de uma família humilde. Alcancei o êxito sem jamais passar por cima de ninguém”, completou.
A nova mesa Diretora ficou assim composta para comandar os trabalhos da 8ª Legislatura, no biênio 2015/2017:
Presidente – Osires Damaso (DEM)
1º Vice-presidente – Luana Ribeiro (PR)
2º Vice-presidente – Mauro Carlesse (PTB)
1º Secretário – Jorge Frederico (SD)
2º Secretário – Elenil da Penha (PMDB)
3º Secretário – Júnior Evangelista (PRTB)
4º Secretário – Olyntho Neto (PSDB)
Perfil
Natural de Campinorte (GO), com apenas dois anos veio para Paraíso do Tocantins. Após trabalhar como empregado, conseguiu adquirir seu próprio caminhão e atuar no ramo hortifrutigranjeiro. Sua carreira política teve início em 2000, quando disputou a prefeitura de Paraíso do Tocantins pelo PMDB, mas não foi eleito. Em seguida, candidatou-se a deputado estadual em 2002, ficando como suplente. Fez mais uma tentativa nas eleições de 2006, ficando com a primeira suplência do PMDB. Com a renúncia do então presidente da Assembleia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim, que foi para o Executivo, assumiu a vaga parlamentar. Elegeu-se deputado estadual (DEM) em 2010. No ano de 2013, assumiu a presidência da Casa. Nas eleições de 2014, reelegeu-se para mais um mandato.