O Ministério Público do Tocantins (MPTO) inaugurou nesta quinta-feira, 4, a nova sede das Promotorias de Justiça de Paraíso do Tocantins. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades do Município, do Estado e que compõem o sistema de Justiça.
Com Assessoria
Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, afirmou que as melhorias implementadas pela instituição têm o objetivo final de oferecer um serviço de qualidade ao cidadão tocantinense.
“É uma instalação ampla e moderna, com toda a infraestrutura necessária para proporcionar um excelente ambiente de trabalho aos promotores de Justiça e servidores, com a principal intenção de atender os interesses da sociedade”, afirmou Casaroti.
Prestigiaram a cerimônia a juíza Renata do Nascimento e Silva, diretora do Fórum da Comarca de Paraíso, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador João Rigo Guimarães; a defensora pública-geral do Estado, Estellamaris Postal; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Napoleão de Souza Luz Sobrinho; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional do Tocantins, Gedeon Pitaluga Júnior; o procurador-geral do Estado, Kledson de Moura Lima, representando o governador do Estado, Wanderley Barbosa; o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Soares Rego Morais; e o presidente da Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins, vereador Walter Contijo.
Procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti
O promotor de Justiça Rodrigo Barbosa Garcia Vargas, coordenador da sede do MPTO, em Paraíso, celebrou o trabalho dos outros promotores que atuam na Comarca e disse que o Ministério Público deve continuar sendo “a porta de entrada do cidadão” para reivindicar seus direitos e buscar Justiça.
A solenidade contou ainda com apresentação da Banda de Música da Polícia Militar do Tocantins, sob a regência do capitão Cláudio Cézar Bastos.
Estiveram presentes prestigiando a inauguração, o subprocurador-geral de Justiça, procurador de Justiça, José Demóstenes de Abreu; o corregedor-geral do MPTO, procurador Marco Antonio Alves Bezerra; e a procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira.
Autoridades na inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça de Paraíso do Tocantins
Além dos cinco promotores que atuam em Paraíso -- Argemiro Ferreira dos Santos Neto, Cynthia Assis de Paula, Cristian Monteiro Melo, Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira e Rodrigo Barbosa Garcia Vargas -- compareceram à solenidade os promotores de Justiça Abel Andrade Leal Júnior, chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, os assessores especiais jurídicos da PGJ, Celsimar Custódio Silva e Marcelo Ulisses Sampaio, Pedro Evandro de Vicente Rufato, presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Araína Cesárea, Felício de Lima Soares, Thiago Ribeiro Franco Vilela e Vilmar Ferreira de Oliveira.
Infraestrutura
A nova sede, que fica próxima ao Fórum, no Jardim Paulista, conta com seis gabinetes, compostos de salas para promotores e analistas. O prédio tem, ainda, salas exclusivas para técnicos e estagiários, e um espaço para audiências e reuniões.
O prédio conta, também, com espaço infantil, sala de amamentação, salas de apoio administrativo para arquivo, almoxarifado, para oficiais de diligências e motoristas, serviço e distribuição, e para apoio de trabalhadores terceirizados.
A nova sede segue todos os padrões de acessibilidade, inclusive contando com rampas em todos os acessos, banheiros adaptados e piso tátil.
O prédio em Paraíso possui energia solar, seguindo uma tendência da atual gestão do MPTO de promover economia em seus prédios por meio de uma fonte de eletricidade limpa, renovável e ambientalmente correta.
Homenagens
O plenário da nova sede recebeu o nome do promotor de Justiça Glaydon José de Freitas, que prestou serviços na Comarca durante 15 anos. Ele faleceu em 2015 e foi sepultado na cidade. O nome do promotor Lucídio Bandeira Dourado, que atuou por 12 anos em Paraíso, também foi lembrado. Ele morreu em junho do ano passado, vítima da Covid-19.