MPE RECOMENDA PREFEITURA DE IPUEIRAS POR ESCOLA EM ASSENTAMENTO

Posted On Quinta, 31 Agosto 2023 06:44
Avalie este item
(0 votos)

Após ser recomendada pela 4ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional a disponibilizar atendimento educacional aos moradores do Acampamento Clodomir Morais, situado na zona rural do Município de Ipueiras, agindo em conjunto com o Conselho Municipal de Educação, a prefeitura de Ipueiras foi ouvida com exclusividade pelo Observatório Político de O Paralelo 13 e esclareceu acerca da demanda apresentada pelo Ministério Público Estadual.

 

Por Edson Rodrigues

 

O prefeito Caio Augusto informou que, embora o documento estipule um prazo de 45 dias para o levantamento da questão, a prefeitura já vem agindo há tempos para conseguir levar Educação de qualidade para os moradores do acampamento. O grande impeditivo é o fato do local estar em litígio judicial, o que impede que investimentos públicos sejam feitos no local.

 

 

“O caso é muito complicado e o Ministério Público tem razão em se preocupar, mas essa também sempre foi a nossa preocupação, assim como do Conselho Municipal de Educação, da secretária da Pasta e dos próprios vereadores. Caso a Justiça determine que a prefeitura edifique uma obra pública em uma área em litígio, nós construiremos, pois, decisão da Justiça não se discute, se cumpre”, enfatizou Caio Augusto.

 

O prefeito ainda demonstrou toda a sua preocupação com as Educação do município, ressaltando que todos os investimentos possíveis estão sendo feitos na área, com o pagamento em dia do teto educacional, que tem aumentado os índices de aprendizagem.

 

PARCERIA E ORIENTAÇÃO

 

Na recomendação, o MPE indica que seja feito levantamento da demanda em todas as etapas da Educação Básica, incluindo quantitativo de alunos com deficiência e a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), além da articulação com os órgãos estaduais para o atendimento à demanda educacional de Ensino Médio e Ensino Profissionalizante, caso haja demanda e interesse dos jovens e adultos acampados.

 

“Nós vemos essa recomendação como extremamente positiva, pois é desse tipo de parceria e orientação que precisamos entre os Poderes para possibilitar que toda a sociedade seja atendida em todas as áreas de atuação do Executivo. Estamos prontos para abrir uma discussão com o Legislativo Municipal, como governo do Estado e com o Ministério Público, junto com o Conselho Municipal de Educação, para encontrarmos a solução dentro da legalidade, que garanta que toda a ação tomada para a resolução desse problema seja duradoura e embasada pela Justiça”, finalizou o prefeito Caio Augusto.

 

 

Última modificação em Quinta, 31 Agosto 2023 06:51