Palmas, considerada pelos historiadores, geógrafos e sociólogos como a última cidade do século XX completamente planejada, já que a cidade nasceu e foi projetada desde o início para ser a capital do estado do Tocantins, nesses 32 anos que completa hoje, 20 de maio, tem também suas histórias paralelas, narrativas que constrói um mosaico expressivo, que serve como símbolo social para todos o Estado do Tocantins
Da Redação
Uma dessas marcas é a consolidação política da Família Barbosa, da arvore genealógica do primeiro prefeito da capital, o mítico Fenelon Barbosa, que com seu jeito simples, humilde e cativante, criou uma família de líderes políticos que, com a marca do patriarca, são destaques na capital e em todo o Estado do Tocantins. A jovem história de Palmas se confunde com a caminhada política dessas família.
Fenelon Barbosa foi o prefeito de Taquarussu do Porto (hoje o distrito de Taquaruçu, que na época pertencia às terras de Porto Nacional), quando o município cedeu o próprio território para a construção da nova capital do Tocantins, em 1989. Ele foi eleito por votação indireta e comandou Palmas durante os primeiros anos da cidade, participando das decisões relativas a implantação dos primeiros serviços e empreendimentos. O mandato dele foi de janeiro de 1990 até dezembro de 1992. Esse grande líder é pai do atual vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Barbosa Castro, certamente uma expressiva liderança que ao longo de 30 anos consolidou uma extensa carreira política.
Wanderley Babosa , Fenelon e Marilon
Filho do ex-prefeito de Palmas, líder importante da numerosa família Barbosa – uma das mais tradicionais e conhecidas no Tocantins. Wanderlei e seus irmãos acompanharam desde cedo a luta de seu pai, que reunia lideranças locais pela luta em prol da emancipação do distrito de Taquaruçu. Eles defendiam que os moradores do povoado deveriam fazer a gestão local, pois sentiam-se, muitas vezes, desassistidos pelo poder público.
Após alguns anos de lutas e reivindicações eles conseguiram a tão espera emancipação, que veio através da Lei Estadual de Goiás nº 10.419 de 1º de janeiro de 1988. Nesse mesmo ano, Wanderlei foi eleito vereador por Porto Nacional. Pela primeira vez Taquaruçu passou a ter um de seus filhos genuínos na Casa de Leis para lutar por seus direitos. Ao lado de seu pai e irmãos, Wanderlei vivenciou de perto a explosão de progresso que aconteceu em Palmas. Participou da inauguração e de importantes obras da nova capital. Assim, foi firmando-se como um líder e gestor público.
Ao seu lado sempre esteve o pai, e principalmente e mãe, Dona Maria Rosa Sales, uma das mulheres mais importantes para Palmas, onde desenvolveu expressivos trabalhos sociais, o que envolveu a também a engajada Mariza Sales, outra baluarte na busca de melhores condições de vida para o povo palmense.
Deputado estadual eleito Léo Barbosa
Foi nesse ambiente que nasceram politicamente Marilon Barbosa, um dos mais destacados líderes da capital Palmas, com votações expressivas e representatividade reconhecida, e também o deputado Leo Barbosa, um jovem deputado estadual, com a maior votação em todo o Estado do Tocantins.
A família Barbosa, é certamente a mais importante e de expressividade histórica na capital Palmas, e essa história poderá ter continuidade, pois o vice-governador, Wanderlei Barbosa, tudo indica, assumirá o Governo do Tocantins, em 2022, e se isso ocorrer, será o candidato natural do seu grupo político ao Palácio Araguaia, consolidando definitivamente a trajetória política iniciado por Fenelon Barbosa e Dona Maria Rosa Sales.