No último dia 24 de setembro os pesquisadores do Instituto SKALA estiveram no município de Novo Jardim, oportunidade em que colheram dados através de uma pesquisa de opinião pública na modalidade espontânea que mediu a intenção de voto da localidade através de uma amostra representativa do conjunto da população adulta, com 16 anos ou mais, de ambos os sexos e de diferentes níveis sócio - econômicos e culturais. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número 00031/2016.
Da Redação
A pesquisa realizada pelo Instituto SKALA em Novo Jardim, realizada no último dia 23 de setembro, observou a população: 2.650 habitantes, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e o eleitorado: 1.970 eleitores, conforme o TRE – Tribunal Regional Eleitoral, o que propiciou as entrevistas com uma amostra de140 pessoas. Esta amostra definida pela estatística apresenta grau de confiabilidade de 95% de acerto e pode apresentar até 3,5% de margem de erro para mais ou para menos.
Números gerais
Conforme o levantamento do Instituto SKALA, quando foi perguntado: Qual a sua avaliação sobre a administração do prefeito da cidade de Novo Jardim? Os pesquisadores obtiveram as seguintes respostas: Ótimo – 19,3%; Bom – 30,0%; Regular – 17,3%; Ruim – 10,7% e Péssimo – 22,7%.
Quando a pergunta foi: Você aprova ou desaprova a administração do prefeito de sua cidade, Novo Jardim? Os pesquisadores obtiveram as seguintes respostas: Aprovada – 50,0%; Desaprovada – 43,3%; Não sabe- 6,7%.
Quando o Instituto SKALA mediu o quesito Intenção de voto, questionando o eleitor em que ele votaria para prefeito de Novo Jardim nestas eleições, os pesquisadores obtiveram as seguintes respostas: Waguinho obteve 56,7%, e Arlindo pontuou com 39,3%. O quesito Indeciso registrou 4,0% e Não Opinaram marcou 0,o%.
Na oportunidade em que os pesquisadores perguntaram ao eleitor de Novo Jardim: Dos dois nomes, você tem rejeição a algum e não vota nele de jeito nenhum? Os pesquisadores obtiveram as seguintes respostas: Arlindo aparece com 44,7% e Waguinho obteve 37,3%. Os que disseram não rejeitar ninguém indicaram 18,0% e Não Opinaram 0,%.