Nunca houve alguém como Silvio Santos

Posted On Domingo, 18 Agosto 2024 06:46
Avalie este item
(0 votos)

Comunicador faleceu ontem em São Paulo aos 93 anos

 

 

POR FLAVIO RICCO

 

 

O Brasil foi sacudido ontem com a notícia sobre a morte de Silvio Santos, 93, apresentador e dono do SBT, depois de ficar internado no Hospital Albert Einstein desde o dia 1º de agosto, em decorrência de uma broncopneumonia após uma infecção de H1N1.

 

Como não poderia ser diferente, por tudo que representou, todas as emissoras de televisão e demais veículos de comunicação abriram espaço na programação para noticiar o adeus de Silvio Santos, nome artístico de Senor Abravanel. Em outros países não foi diferente.

 

Políticos, donos de TV, artistas, gente comum, todos se sensibilizaram com a morte do comunicador, que já estava fora do ar há quase dois anos, desde que gravou o último programa no SBT, em setembro de 2022. Por alguma razão, ele não teve uma despedida oficial e também não anunciou a aposentadoria publicamente.

 

Havia, sim, reduzido o ritmo na época da pandemia de Covid-19 e foi parando com as gravações, até passar o comando em definitivo para a filha Patrícia Abravanel. Ainda assim, ninguém admitia a aposentadoria do nosso herói.

A verdade é que nunca houve alguém como Silvio Santos, considerado por muitos o maior apresentador da televisão brasileira em todos os tempos e também um visionário.

 

 

De origem humilde a um dos maiores da história, percebeu, com décadas de antecedência, que era possível desenvolver uma programação voltada para as classes C e D e se dar bem com a proposta. Sempre ficou na contramão dos concorrentes.

Assim, quando que alguém poderia imaginar que um simples camelô se tornaria dono de uma das principais redes de emissoras do mundo?! Que isso pudesse acontecer no Brasil?! Parece até roteiro de filme americano. De Hollywood.

 

Mas aconteceu aqui, no nosso país, e faz a gente acreditar nos sonhos. Silvio tinha o sonho de ser dono de televisão e conseguiu. Aliás, conseguiu muito mais.

 

Sua partida provocou um fenômeno raro: ontem, não havia Globo, Record, Band... Foi formada a Rede Silvio Santos. Uniu o Brasil.

 

Como apresentador, ele deixa a programação de domingo como um de seus grandes legados. Por tudo que realizou, a sensação é que parecia alguém da família do brasileiro nesse dia.

 

E como não lembrar do seu papel na campanha Teleton? Mudou milhares de vidas.

 

Dessa forma, não seria exagero afirmar que, quem morreu ontem, foi Senor Abravanel. Silvio Santos vai viver para sempre, eternamente nas lembranças de fãs, familiares e amigos.

 

Passo seguinte, acompanhar como o SBT irá seguir, a partir de agora, sem ele no comando, e desejar sucesso para sua família.

 

O legado continua vivo.

 

Cinebiografia

 

Em 12 de setembro chegará aos cinemas “Silvio”, sobre a trajetória de Silvio Santos, com Rodrigo Faro interpretando o agora saudoso apresentador.

 

“Será uma grande homenagem pra ele, um profissional que amava e respeitava o público como ninguém”, declarou Faro.

 

Mudança

 

Em comunicado à imprensa, a Record informou ontem, que em virtude da morte do apresentador e empresário Silvio Santos, a estreia dos programas de Rachel Sheherazade e Tom Cavalcante foi adiada.

 

“Domingo Record” e “Acerte ou Caia!” serão lançados no dia 25 de agosto.