Decisão serve para nos resguardar de partidos e candidatos que agem na base do “vale tudo” e para manter nossa credibilidade
Por Edson Rodrigues
O processo sucessório municipal deste ano de 2016 é um dos mais controversos e cheios de expectativas dos últimos tempos, com todos os envolvidos, de agremiações políticas ao próprio Tribunal Superior Eleitoral se resguardando para que tudo ocorra dentro de uma normalidade mínima. O presidente do TSE, inclusive, chegou a afirmar que o pleito deste ano assume um caráter quase que experimental por causa das modificações na Lei eleitoral.
É por esse e outros motivos que nós, de O Paralelo 13, também estamos tomando algumas providências para que nosso papel de “olhos e ouvidos da população” seja cumprido sem máculas ou falhas que possam comprometer nossa credibilidade junto aos leitores, até hoje inabalada.
Principalmente depois que descobrimos atitudes nada honestas de alguns candidatos pelo Brasil afora que têm publicado pesquisas falsas, às vezes até caindo na burrice de vincular essas pesquisas à institutos renomados, que se apressam para negar a realização desses trabalhos, como ocorreu em São Pedro da Aldeia, no estado do Rio de Janeiro, onde o próprio prefeito, concorrendo à reeleição, divulgou uma pesquisa “Datafolha” em que aparece na primeira colocação. A oposição, obviamente, consultou o Instituto Datafolha que, prontamente, negou sequer ter estado na cidade.
Ou seja, mesmo com a ação intensa dos órgãos fiscalizadores, como Justiça Eleitoral, Ministério Público e Justiça Eleitoral, tem gente apelando para tudo, logo, todo cuidado é pouco para que nós, da imprensa, possamos nos preservar ante nossos leitores e até mesmo a Justiça, que será implacável tanto com os candidatos quanto com os veículos de comunicação que se deixarem levar por propostas nefastas e contrárias à Lei.
Não queremos nem iremos cair em armadilhas que coloquem nossa credibilidade em dúvida. Por isso, O Paralelo 13, há 29 anos comandado pelos irmãos Edson e Edvaldo Rodrigues, sempre funcionando no mesmo endereço, com a mesma linha editorial, independente, verdadeira e, por isso, respeitada por todos, sem pé de barro e, muito menos, telhado de vidro.
É com esse intuito que escrevemos este artigo e, aproveitamos para agradecer a todos os que confiam em nosso jornalismo, tanto na nossa versão impressa quanto em nosso site – WWW.oparalelo13.com.br – seguiremos em nossa linha independente, porém, estritamente dentro da Lei.
É assim que é O Paralelo 13 e é assim que permanecerá.