Ministro Tarcísio Gomes de Freitas do Ministério da Infraestrutura, posta em rede social andamento das obras da Ponte sobre o rio Araguaia em Xambioá
Da Redação
A ponte vai ligar Xambioá no Tocantins a São Geraldo do Araguaia no estado do Pará, contará com 1.720 metros de extensão e será construída no trecho da rodovia BR-153/PA/TO. A obra inicialmente foi orçada em R$ 160 milhões, destes foram garantidos R$ 100 milhões, de emenda da bancada federal, em caráter impositivo.
Insegurança - Atualmente, todos os veículos que trafegam pela BR-153 e precisam atravessar de uma margem para a outra do rio Araguaia, só podem fazê-lo por meio de balsa, o que representa fator de insegurança para os usuários da rodovia e para a população local.
A BR-153/PA/TO é importante eixo de ligação entre as Regiões Norte e Sul do Brasil por permitir a integração multimodal entre a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins-Araguaia e a construção da ponte vai impulsionar o desenvolvimento econômico local, pois facilitará o tráfego de veículos e caminhões, melhorando o escoamento da produção de bens e diminuindo os custos no transporte de cargas.
Sabadão é dia de que? De obra! O @DNIToficial está avançando na construção da Ponte de Xambioá, mais uma importante obra do governo do presidente @JairBolsonaro. Localizada na BR-153, importante corredor logístico, a ponte permitirá a ligação dos Estados do Pará e de Tocantins. pic.twitter.com/CwcdE2z81q
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) August 15, 2020
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finalizou, na última semana, o Inventário Florestal da área de implantação da ponte sobre o Rio Araguaia e acessos da ligação entre os municípios de Xambioá, no Tocantins, e de São Geraldo do Araguaia, no Pará, na diretriz da BR-153.