Opção de Arlindo da Rebram pela secretaria de Agricultura beneficia produtores portuenses

Posted On Segunda, 24 Junho 2024 06:52
Avalie este item
(0 votos)

Cotadíssimo para ser candidato a vereador por Porto Nacional, o presidente do MDB portuense, Arlindo da Rebram, atual secretário municipal da Agricultura, ouviu os pedidos dos produtores familiares e de pequeno porte da zona rural da cidade, e tomou a decisão de permanecer secretário, ante os excelentes resultados que vem obtendo, com o respaldo do prefeito Ronivon Maciel

 

 

Por Luciano Moreira

 

 

Arlindo não apenas incrementou os trabalhos que vinham sendo aplicados junto aos assentamentos, agricultores familiares e pequenos e médios produtores rurais, como colocou em prática outras atividades previstas, mas que não vinham sendo aplicadas.

 

RESGATES

 

Arlindo resgatou serviços essenciais para quem necessita do auxílio da secretaria da Agricultura de Porto Nacional para continuar suas atividades de cultivo.

 

O serviço de gradagem da terra vem sendo realizado em todas as comunidades do município. Já são mais de 1.969 hectares gradeados e mais de 400 propriedades atendidas em Porto e Luzimangues.

 

Além disso, também é realizado o transporte e a distribuição de calcário, agente de neutralização da acidez do solo, comum na nossa região, que permite o aumento da produtividade. Até agora, foram 570 toneladas de calcário com distribuídos a mais de 90 propriedades entre Porto e Luzimangues.

 

 

As cacimbas, que desempenham um papel crucial em diversas comunidades onde o abastecimento de água é limitado, têm beneficiados inúmeras famílias nos períodos mais secos do ano. Até agora, foram abertas 50 cacimbas, disponibilizando água nas regiões mais secas do município.

 

O Programa Mais Pecuária Brasil, aplicado aos pequenos agropecuaristas de Porto Nacional, oferece de orientações e aplicações de inseminação , com o objetivo de melhorar a genética do rebanho que pode ser destinado à corte ou produção leiteira. São mais de 50 animais de alta produtividades disponíveis para escolha do sêmen, sendo os touros com melhor genética do Brasil que são selecionados de acordo as características das matrizes da propriedade. Desde o início do programa já foram inseminadas 333 matrizes com uma taxa de prenhez de 68% (226) acima da média nacional, sendo ela 43%.

 

GERAÇÃO DE RENDA

 

Mas a atuação da secretaria municipal de Agricultura de Porto Nacional, sob as orientações de Arlindo da Rebram não se preocupa apenas em dar condições de cultivo e produção. A Pasta organizou uma série de oportunidades para que os agricultores familiares e pequenos produtores possam comercializar seus produtos, gerando renda e criando condições para que todos possam ser inseridos no mercado, com chances de crescimento efetivo.

 

São duas hortas municipais que fazem entregas de hortaliças semanalmente de forma totalmente gratuita a famílias credenciadas. São entregues das mais diversas hortaliças como cebolinha, coentro, rúcula, alface, salsa, couve, almeirão, mostarda, jiló, quiabo, abobora, mandioca, pepino, beringela, rabanete, tomate cereja e pimenta. As entregas são realizadas duas vezes na semana sendo do setor nacional todas as terças e do setor São Vicente todas as quintas. Além disso, a horta do setor São Vicente entrega kits de hortaliças para Assistência Social para encaminhar a famílias carentes em toda cidade. A Horta Municipal Setor Nacional faz entrega para a comunidade geral com mais de 212 famílias credenciadas.

 

Além das hortas municipais implantadas, a Secretaria de Agricultura e Produção realiza a implantação de hortas em cooperação em instituição que queiram produzir suas próprias hortaliças. Já foram 18 hortas implantadas em cooperação em escolas municipais e estaduais e instituições como APAE, CEACDAN, CAPS entre outras. Também é realizado o incentivo das produções olerícolas com a doação de sementes para a implantação dessas hortas.

 

A secretaria de Agricultura busca promove, semanalmente duas  feiras.

 

Às quartas feiras acontecem a feira do produtor rural situada na antiga rodoviária, onde aproximadamente 55 feirantes comercializam seus produtos. A feira inicia das 8h até as 16h. Já aos domingos ocorre a tradicional Feira do Mercado Municipal onde é possível encontrar produtos frescos, vindos diretamente do campo para a cidade. A feira inicia às 5h.

 

Em Luzimangues a feira municipal ocorre entre quinta e sábado, na feira coberta. Ao total são mais de 210 feirantes que semanalmente trazem suas mercadorias sendo responsáveis por um importante segmento de geração de renda.

 

A isso tudo somam-se eventos como a Aula de Campo Sobre Produção De Peixes, o  Produz Porto, a distribuição de máquinas agrícolas, eventos de facilitação de crédito para a agricultura familiar, e as Oficinas De Plantio De Hortaliças.

 

PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE

 

A secretaria de Agricultura de Porto Nacional também se preocupa com a qualidade dos produtos que ajuda a levar até a mesa dos portuenses. O SIM – Serviço de Inspeção Municipal – é responsável pela inspeção e fiscalização da produção agroindustrial dos produtos de origem animal, produzidos pelos agricultores familiares e regulariza a implementação, a construção e a reforma das instalações físicas, assim como a embalagem e a rotulagem dos produtos e o registro dos estabelecimentos.

 

Os produtos como queijo fresco, muçarela e ralado; leite pasteurizado; pescado fresco; doce de leite e frango caipira melhorado são comercializados dentro do município com o selo do SUSAF  - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte.

 

O plantio de mudas é um projeto realizado em Parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, como objetivo recuperar APPs degradadas nas propriedades rurais em todo o município de Porto Nacional afim de aumentar a disponibilidade hídrica e garantir melhor produção rural. Já foram mais de 6.000, sendo elas ipê, açaí, buriti, bacaba, baru, ingá, jatobá, aroeira, angico, entre outras.

 

Desta forma, Arlindo da Rebram vem desenvolvendo um trabalho de excelência, junto à secretaria municipal de Agricultura de Porto Nacional, contando com total apoio do prefeito, Ronivon Maciel, que é o maior incentivador e entusiasta dos resultados que vem sendo obtidos.

 

Sem dúvida nenhuma, Arlindo da Rebram dá uma demonstração de grandeza e desprendimento ao abdicar da chance real de ser vereador para continuar beneficiando os agricultores familiares e pequenos produtores de toda a Porto Nacional.

 

Um exemplo a ser seguido!