OPOSIÇÃO PODE SUPREENDER GOVERNISTAS NA RETA FINAL

Posted On Quinta, 08 Setembro 2022 16:59
Avalie este item
(0 votos)

As oposições ao Palácio Araguaia vêm se redobrando em ações, articulações e estratégias políticas nestes últimos 24 dias de campanha, concentrando as atenções em Palmas, Gurupi Araguaína e nas regiões das quais esses colégios eleitorais – os três maiores do Estado – fazem parte, principalmente na região do Bico do Papagaio.

 

Por Edson Rodrigues

 

Ao que tudo indica, os comandos políticos dos grupos de oposição às candidaturas de Wanderlei Barbosa à reeleição e da deputada federal Dorinha Seabra deixaram seus principais argumentos e surpresas para este período final da disputa eleitoral.

 

Os principais candidatos oposicionistas, como Kátia Abreu, Carlos Amastha e Ataídes Oliveira, que concorrem ao Senado, juntamente com Ronaldo Dimas e Irajá Abreu, que concorrem ao governo, estão com suas contas de campanha devidamente abastecidas com os recursos do Fundo Eleitoral, preparam suas principais ações e atividades de campanha para esta reta final, com potencial de trazer mudanças para o quadro eleitoral que se apresenta até o momento.

 

BOLSONARO NO TOCANTINS

O coordenador político da campanha de Ronaldo Dimas, senador Eduardo Gomes, líder do governo federal no Congresso Nacional, está trazendo o próprio Jair Bolsonaro ao Tocantins, nesta sexta-feira, dia nove, na Região do Bico do Papagaio, que concentra mais de 380 mil votos e, a se levar em conta a participação popular nos atos de sete de setembro em apoio ao presidente, que busca a reeleição, o solo tocantinense pode tremer e a candidatura de Dimas ganhar um reforço significativo, capaz de dar o impulso final que o leve a um provável segundo turno.

 

Eduardo Gomes também aumentou o ritmo das articulações em Palmas, maior colégio eleitoral do Tocantins, assim como o ex-prefeito Carlos Amastha está seguindo a mesma tendência. Já em Paraíso do Tocantins, Axixá e Gurupi, os prefeitos Celsim Morais, Aury e Josi Nunes declararam apoio à candidatura de Dorinha Seabra ao Senado. Nomes de peso que podem agregar muitos votos às candidaturas que apoiarem.

 

IRAJÁ ABREU

Senador Irajá Abreu e Paulo Mourão

 

Já o candidato Irajá Abreu, deve concentrar sua artilharia na Região Sudeste e no Bico do Papagaio, onde já conta com o apoio de diversos prefeitos e candidatos a deputado estadual e federal, que são ótimos puxadores de votos.

 

O senador trabalha seu nome para o governo com a proximidade da candidatura à reeleição de sua mãe, Kátia Abreu ao Senado, que vem trabalhando com toda a potência e capacidade que sempre demonstrou, para dar a volta por cima e fazer valer sua experiência e seu passado político, como principais “armas” de convencimento.

 

PAULO MOURÃO

 

Apesar de ainda não ter visto sua candidatura ao governo decolar, o petista Paulo Mourão não pode jamais ser subestimado, também por conta de sua experiência e histórico político. Mourão vem enfrentando uma árdua batalha interna no diretório estadual do PT tocantinense, onde há membros dos partidos que formam a Federação Partidária com o PT nacional, que já afirmaram e reafirmaram não apoiar sua candidatura, preferindo se proteger sob as asas do Palácio Araguaia.

 

SOMATÓRIO PODEROSO

De qualquer forma, os votos que vão para Dimas, Irajá e Mourão, assim como para Kátia Abreu, Carlos Amastha, (foto) e Ataídes Oliveira, somados com os votos em branco, nulos e com as abstenções, podem perfazer um somatório poderoso que leve o Tocantins a ter um segundo turno para o cargo de governador.  Resta saber se essas candidaturas oposicionistas ao Palácio Araguaia terão a sensibilidade e um mínimo de unidade, nesse provável segundo turno.

 

Essa possibilidade ocorre ao mesmo tempo em que as hostes palacianas já dão a vitória no primeiro turno como garantida, mas, levando-se em conta o poderio estratégico e a qualidade como articulador do senador Eduardo Gomes e a força das demais candidaturas, a maioria dos analistas políticos considera muito precipitada essa afirmação de vitória no primeiro turno, propalada pelos palacianos mais “empolgados”.

 

As próximas pesquisas a serem realizadas trarão o efeito do ato de amanhã, no Bico do Papagaio, onde haverá uma motociata, com a presença do presidente da República Jair Bolsonaro em apoio à candidatura de Ronaldo Dimas, assim como da declaração de apoio da prefeita de Gurupi Josi Nunes à candidatura de Dorinha Seabra ao Senado.

 

Até segunda-feira, dia 12, poderemos trazer mais informações e análises das entrelinhas de toda a movimentação política que haverá no Tocantins neste fim de semana, que promete ter o poder de “chacoalhar” o tabuleiro eleitoral.

Até lá!