Para celebrar os 60 anos de Ordenação Sacerdotal, do monsenhor Padre Juracy, uma celebração especial foi realizada na praça central de Ipueiras, região central do Tocantins, a qual contou com o apoio de toda a comunidade local para a realização de uma grande festa, com direito a montagem de infraestrutura pela população.
Da Redação
Padre Juraci foi ordenado no ano de 1.959 e celebrou a primeira missa em Ipueiras em 1.974, à época distrito do município de Porto Nacional, a ligação religiosa do padre Juraci com a comunidade daquele município é de amizade e irmandade. A celebração em Ipueiras foi feita pelo monsenhor Padre Juracy, conjuntamente com os Padres Jacinto Sardinha, Leandro Lemes, Dorivam Ribeiro e ministros Balbino Guilherme e Eliziane de Souza Almeida e Melquíades de Souza.
A celebração especial foi prestigiada por líderes religiosos e toda a comunidade
Durante o ‘sermão’, os religiosos destacaram o carinho demonstrado pela comunidade ao Padre Juraci que diz ter ficado lisonjeado com a homenagem e agradeceu a comunidade de Ipueiras, do distrito de São Francisco e ao casal de amigos Israel e Eliete Siqueira, que têm participações importantes em suas missões e contribuíram para a realização desta comemoração dos seus 60 anos de ordenamento sacerdotal.
Israel Siqueira e Padre Jacinto prestigiaram as comemorações aos 60 anos de vida religiosa do amigo
Padre Juraci foi vigário em Gurupi, pároco nas cidades de Peixe, Alvorada, Figueirópolis e Porto Nacional, sendo nesta última a maioria dos templos construídos pelo Padre e cuja história se confunde com a história do religioso e onde durante muito tempo exerceu seu ministério em diversas comunidades da Diocese. Dentre as conquistas do Pároco destacam-se a igreja de Santo Reis, no setor Vila Nova; Igreja do Divino Espírito Santo, no Jardim Brasília; Igreja Santa Luzia, no setor Nova Capital; Igreja de Pinheirópolis – hoje Fazenda da Esperança e ainda adquiriu o terreno da Igreja Imaculada Conceição e contribuiu com a construção de uma igreja no Jalapão, o Santuário Dom Alano.
A família Siqueira foi uma das anfitriãs da grande festa proporcionada ao Padre Juraci
Padre Juraci disse que foi e é feliz em sua missão de falar de Deus para as pessoas, sobretudo às que o acolheu em sua trajetória de vida sacerdotal. “Deus nos conduziu do Piauí até aqui, montado em um jumento, onde passamos pelo Jalapão, Ponte Alta do Tocantins, até chegar a Porto Nacional, onde encontrei um povo humilde e acolhedor”, pontuou.
“Somos de uma comunidade pequena, mas de coração grande. Repartimos um pouco que podemos doar, porque acreditamos que a verdadeira religião é a caridade e o povo de Ipueiras é um povo hospitaleiro, simples e de um coração grande”, ressaltou o homenageado.
A união em torno do evento chamou a atenção dos pressentes, pois as tarefas foram cuidadosamente divididas, ficando o distrito de São Francisco responsável pelo café da manhã, onde mais de mil fiéis das cidades de Ipueiras, distrito de São Francisco, Porto Nacional, Silvanópolis e Santa Rosa, foram muito bem servidos.
Sempre rodeado de amigos, o Padre Juraci ressaltou a alegria de receber a homenagem
No café da manhã foi servido frutas, bolos doces e salgados, bolo de arroz, biscoitos, sucos naturais e refrigerantes. Já o almoço ficou sob a responsabilidade da comunidade de Ipueiras, especialmente do casal de amigos do Padre Juraci, o senhor Israel e dona Eliete. O almoço foi completo, com muito churrasco de carne bovina, frango, carne de porco, macarronada, saladas diversas, além de sucos naturais e refrigerantes, suficientes para servir mais de 800 pessoas.
Uma super estrutura foi montada pela comunidade, na praça da cidade
Uma verdadeira demonstração de fé e união de uma comunidade simples, de coração generoso.
O jornal o Paralelo 13 parabeniza a comunidade de Ipueiras e o Padre Juraci pelos 60 anos de disseminação da doutrina cristã, da fé e, principalmente do nome de Jesus Cristo.
Aproximadamente 800 pessoas apreciaram o banquete que foi carinhosamente preparado pela comunidade de Ipueiras e São Francisco
A missa em ação de graças pelos 60 anos sacerdotal de Padre Juraci foi retransmitida pelas rádios comunitárias de Porto Nacional; rádio comunitária 807,9; rádio 87,9, rádio Porto FM