PALMAS SE APROXIMA DOS DUZENTOS MIL ELEITORES E SERÁ DECISIVA NA ELEIÇÃO DO PRÓXIMO GOVERNADOR

Posted On Segunda, 24 Mai 2021 13:51
Avalie este item
(0 votos)

Com seus 32 anos de criação, a Capital de todos os tocantinenses será decisiva para a vitória do candidato a ser eleito em outubro de 2022 para o governo do Estado

 

Por Edson Rodrigues

 

Com um número de eleitores se aproximando dos 200 mil, Palmas, que já era o maior colégio eleitoral do Tocantins se consolida como o “objeto de desejo” de todos os que irão disputar um cargo eletivo.

 

Além de guardar o maior número de eleitores, Palmas também serve de “espelho” para os demais municípios, pois cria tendências com os resultados das pesquisas eleitorais. Ou seja, quem está na frente em Palmas tende a ser visto, no interior, como o caminho a ser seguido, aumentando exponencialmente as chances de eleição, principalmente para os cargos federais e de governo.

 

CARLESSE MOSTRA SABEDORIA

 

Enquanto isso, o governador Mauro Carlesse, mais uma vez, mostra sabedoria política ao firmar um pacto com a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, para trabalhar em conjunto em obras e ações administrativas para beneficiar a população da Capital.

 

A prefeita Cinthia Riberio e o governador Mauro Carlesse

 

Essa união foi um passo muito bem dado e muito inteligente por parte, também, de Cinthia Ribeiro, que “calçou as sandálias da humildade” e mostrou estar amadurecendo politicamente de forma rápida e concreta, iniciando a construção de um caminho para uma vida pública sólida e duradoura.

 

Já Mauro Carlesse acelera as concessões de promoções aos militares, mantém a convivência harmônica com os demais Poderes, o repasse dos recursos constitucionais e acaba de anunciar o pagamento integral das emendas impositivas dos 24 deputados estaduais.

 

Isso vai proporcionar o anúncio de um pacote de obras a ser feito nos próximos dias, que irão se juntar à construção do Hospital Regional de Araguaína e da nova ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional e ao início da duplicação do trecho da TO-050 que liga Palmas a Porto Nacional e da TO-080, que liga Palmas a Paraíso.

 

Os recursos para a duplicação das rodovias foram garantidos pela Assembleia Legislativa, cujo presidente, deputado Toinho Andrade, vem realizando uma ótima gestão, com harmonia e entendimento na busca pelo melhor para o povo tocantinense.

 

PLATAFORMA

 

Ao mesmo tempo em que entrega essas obras e mantém o relacionamento harmônico entre os Poderes, o governador Mauro Carlesse constrói a plataforma política necessária para sustentar sua candidatura ao Senado em 2022.

Ex-governador Marcelo Miranda 

 

Carlesse sai na frente em um momento em que a oposição ainda não tomou forma nem formou uma chapa de candidatos.  A única coisa certa é a candidatura à reeleição da senadora Kátia abreu e, possivelmente, a candidatura do ex-governador Marcelo Miranda ou governo ou ao Senado.

 

Ainda não está descartada, também, a candidatura ao governo do senador Irajá Abreu, que nos últimos dias tem se movimentado para a formação de uma chapa com vinte candidatos a deputado estadual, com potencial individual entre três e oito mil votos, para criar o ambiente para a eleição, de pelo menos, três deles.  Irajá também prepara uma chapa de 15 candidatos a deputado federal com potencial pessoal entre oito a quinze mil votos, para conseguir a eleição de, pelo menos, um deles. A decisão final sobre a candidatura ou não de Irajá ao governo deve acontecer até o fim deste ano.

Ex-prefeitos Ronaldo Dimas e Carlos Amastha 

 

Já o ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, talvez o pré-candidato ao governo com as intenções políticas mais claras entre todos, apesar de não falar sobre o assunto, se aproxima do ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, com quem tomou um café da manhã, acompanhado de auxiliares e correligionários, na última sexta-feira, em Araguaína. A possibilidade é de Amastha aparecer como candidato a vice-governador ou a deputado federal.

 

Por fim, de tudo o que falamos aqui, a única coisa certa e concreta é a candidatura de Mauro Carlesse ao Senado. O resto ainda não passa de movimentações e acomodações de forças no cálculo de possibilidades e probabilidades, logo, são apenas articulações e especulações.