Divulgação dos dados financeiros do 3º trimestre atrasou mais de 2 meses
A Petrobras divulgou na madrugada desta quarta-feira (28), depois de dois adiamentos, o balanço do terceiro trimestre da companhia. O documento, no entanto, não traz as perdas esperadas por conta das denúncias de corrupção na estatal investigadas na Operação Lava Jato, conforme era esperado pelo mercado.
Na terça-feira, o Conselho de Administração da Petrobras esteve reunido por mais de 11 horas mas, segundo o jornal "O Globo", não houve consenso sobre as baixas contábeis. De acordo com o balanço divulgado nesta quarta – que não computa as perdas nem tem o aval da auditoria independente PwC – a petroleira teve lucro líquido de R$ 3.087 bilhões no terceiro trimestre do ano passado. O valor representa uma queda de 38% em relação ao trimestre anterior. No acumulado de janeiro a setembro o lucro foi de R$ 13.439 bilhões, uma queda de 22% no comparativo com o mesmo período de 2013.
"A divulgação das demonstrações contábeis não revisadas pelos auditores independentes do terceiro trimestre de 2014 tem o objetivo de atender obrigações da Companhia em contratos de dívida e facultar o acesso às informações aos seus públicos de interesse, cumprindo com o dever de informar ao mercado e agindo com transparência com relação aos eventos recentes que vieram a público no âmbito da 'Operação Lava Jato'", diz a estatal em nota.
"A companhia entende que será necessário realizar ajustes nas demonstrações contábeis para a correção dos valores dos ativos imobilizados que foram impactados por valores relacionados aos atos ilícitos perpetrados por empresas fornecedoras, agentes políticos, funcionários da Petrobras e outras pessoas no âmbito da 'Operação Lava Jato'", reitera a nota.
Com G1