Porto Nacional, a bola da vez

Posted On Quarta, 18 Dezembro 2013 14:07
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Porto Nacional se moderniza, atrai grandes investimentos e começa e se transformar no mais novo polo de desenvolvimento do Tocantins

Da Redação Apesar de ser conhecida como uma das cidades tocantinenses mais antigas, secular até, Porto Nacional não é mais aquele lugar que antes atraia as pessoas somente pela sua história e tradições. Nos últimos anos o município vem passando por mudanças importantes, fundamentais à sua economia, e agora desperta o interesse de potenciais investidores de várias regiões do País. Os investimentos de todos os portes que vêm ocorrendo ultimamente é um dos indicadores de que Porto Nacional está se despontando como importante polo de desenvolvimento do Tocantins. Nos últimos anos diversas empresas se instalaram na cidade, o que vem contribuindo para alavancar a economia local. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Porto Nacional, Luso Albateno Guimarães, os fatores que tornam Porto um centro de referência em desenvolvimento, com a atração de investimentos significativos, são a logística de transportes para escoamento da produção, a estrutura educacional, que oferece cursos técnicos e superiores em várias áreas, a infraestrutura, a incrementação do agronegócio, além do importante trabalho que vem sendo realizado na atual gestão. Guimarães destaca ainda o pátio intermodal ferroviário de Porto Nacional, que conta com unidades da BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, e da Raízen, ambas já instaladas no município. A localização geográfica também favorece a instalação de grandes empresas industriais. “Toda a logística de distribuição da produção local será alterada, já que a estrutura da plataforma da ferrovia Norte-Sul irá permitir um volume maior de escoamento de tudo que é produzido na região”, explica o secretário. Outro aspecto relevante para a instalação de grandes empresas em Porto Nacional é a geração de novos postos de trabalho e, consequente, a geração de renda. Além de gerar empregos e oportunidades, utilizando a mão de obra local, essas grandes e médias empresas acabam fomentando as micro e pequenas, que oferecem produtos e serviços, além de movimentar a economia local.
Puxada pelos investimentos econômicos, a população de Porto Nacional deu um salto significativo e já ultrapassa 50 mil habitantes, ficando atrás apenas da capital Palmas, Araguaína e Gurupi. De acordo com o senso 2010 do IBGE, a taxa anual de crescimento é de 0,89%, acima de vários outros municípios tocantinenses.  A densidade demográfica é de 11,04 hab./km2 e a taxa de urbanização de 86,34%. Atualmente, cerca de 71% do município de Porto Nacional já conta com saneamento básico, com previsão de chegar em 2016 com mais de 80%. Um pouco da história A história de Porto Nacional está ligada ao Rio Tocantins. A palavra Tocantins, nariz de tucano, era o nome de uma tribo indígena com nariz comprido que habitava as margens do rio. A exploração do ouro, iniciada em 1722, na Província de Goiás, trouxe muitos mineradores e foi responsável pela maioria dos pequenos núcleos que se estabeleceram na região. A travessia destes mineradores, tropeiros, mascates e viajantes já era realizada no local onde é hoje o centro histórico de Porto Nacional, em barcos do português Félix Camôa, quando, em 1791, o cabo Thomaz de Souza Villa Real, que verificava a possibilidade de navegação e do estabelecimento de uma rota de comércio sul-norte, instala um destacamento militar na região. Com privilegiada localização entre dois povoados mineradores importantes, Pontal e Carmo, surge Porto Real, que se desenvolve com o comércio e a navegação. Em 1831 o julgado de Porto Real é elevado à categoria de Vila, mudando seu nome para Vila de Porto Imperial. Os principais fatores que contribuíram para sua elevação à sede do município foram o incremento da navegação do Rio Tocantins e do comércio com Belém do Pará, o declínio da mineração nas localidades vizinhas, como Pontal, e o desenvolvimento da criação de gado. Quando de sua elevação à condição de cidade, pela Resolução Provincial nº 333, de 13 de julho de 1861, Porto Imperial era um importante empório comercial, com muitos comerciantes, comércio fluvial intenso com o Norte e 4.313 habitantes. Com a Proclamação da República a cidade passa a se denominar Porto Nacional.