Resultado das urnas deixa “Berço Cultural” do Tocantins sem representante no Senado Federal
Por Edson Rodrigues
O senador Vicentinho Alves, que deixa seu cargo em março de 2019 por não ter conseguido a reeleição é a grande perda política da cidade de Porto Nacional para os próximos anos.
É comum que os parlamentares do Senado briguem por recursos para suas “bases eleitorais”, mas para Vicentinho Alves não bastou beneficiar sua grande base, que é Porto Nacional. Vicentinho conseguiu carrear recursos para todos os municípios tocantinenses, mas foi Porto Nacional que concentrou a maior parte dos recursos.
Senador Vicentinho e o presidente Michel Temer
Essa forma benevolente e sábia de agir colocou o senador Vicente Alves, recentemente, na Coordenação da Bancada Federal do Tocantins – o senador já é líder do seu partido, o PR, no Senado –, um posto que, além de enobrecer o currículo, é a resposta a quem, notadamente, vem buscando apena o bem do Tocantins.
Bancada Federal do Tocantins em Brasilía
Foram mais de 174 milhões de reais vindos dos cofres da União pelas mãos de Vicentinho Alves até Porto Nacional. 80% desse montante, durante a gestão do ex- prefeito Otoniel Andrade.
Essa forma benevolente e sábia de agir colocou o senador Vicente Alves, recentemente, na Coordenação da Bancada Federal do Tocantins – o senador já é líder do seu partido, o PR, no Senado –, e já foi primeiro-secretário da Mesa Diretora da Casa, um posto que, além de enobrecer o currículo, foi a resposta a quem se destacou no desempenho de suas funções políticas.
REFLEXOS
A não reeleição de Vicentinho será sentida a partir do ano que vem, com grandes reflexos para Porto Nacional, que não poderá contar mais com sua atuação para a inclusão da cidade em emendas impositivas e com sua intervenção para tratamentos de saúde de muitos portuenses que, por meio do senador conseguiram tratamentos que salvaram suas vidas nos principais hospitais da Capital Federal e de Barretos, em São Paulo.
Mas, o nobre senador portuense deixa o cargo com um saldo muito positivo de reconhecimento do seu trabalho parlamentar, de Norte A Sul, passando por Sudeste de Centro do Estado, com centenas de obras construídas e em construção, nas áreas de Saúde, Infraestrutura, Turismo, Educação, malha viária, patrulhas mecanizadas, aeroportos entre outras.
Vicentinho ainda é novo, e deve retomar sua vida pública em breve, pois será sempre um grande nome em todas as disputas nas quais se dispuser a enfrentar e, certamente, levará sempre o nome de Porto Nacional acima de todos os demais interesses e não está descartado que Vicentinho venha a ocupar um cargo importante em um futuro governo de Jair Bolsonaro, por conta do seu excelente trânsito junto aos principais líderes políticos nacionais.
Porto Nacional e o Tocantins agradecem!