A histórica cidade de Porto Nacional há 65 km de Palmas, localizada no centro do Estado, abriga hoje um dos pátios multimodais da Ferrovia Norte Sul. A obra que já tem alguns trechos concluídos, quando finalizada transportará produtos de Bacarena-PA ao Rio Grande do Sul-RS.
Porto Nacional é certamente, desde a sua fundação, ainda na segunda metade do século XVIII, um dos mais importantes centros fomentadores de riquezas de toda a Região Norte do Brasil. Hoje, adentrando século XXI, assume papel preponderante para o desenvolvimento do Estado, isso graças de ousadas políticas públicas implementadas pela administração Otoniel Andrade, que pela terceira vez comenda os destinos desta comunidade e no segundo ano desta gestão, imprime um revolucionário choque de gestão, espalhando ações progressistas e obras transformativas que estão beneficiando toda a coletividade.
São milhares de metros quadrados de asfalto, que vem devolvendo a dignidade a centenas de famílias, que tabém se beneficiam com uma ousada política habitacional, associada a uma grande reestruturação no setor de Saúde. Na educação vem se buscando a excelência, com valorização dos profissionais educadores, a construção de novas salas de aula e a implantação de um metodologia pedagógica moderna. Por toda a cidade estão sendo construídas novas praças, seguindo um belo projeto paisagístico que se harmoniza com ruas e avenidas bem cuidadas e sinalizadas eletronicamente. Além disso, a Cultura e o Turismo são prioridades, como é também as demandas da zona rural que teve mais de 400 quilômetros de estradas vicinais recuperadas e pontes e bueiros de concretos construídas, facilitando assim o trânsito de 8 patrulhas mecanizadas da municipalidade que estão ajudando o homem do campo e melhorar sua produção.
É esta base social e econômica, construída pela atual administração pública municipal e as políticas de incentivos implementadas pela secretaria municipal de Indústria, Comercio, e Negócios, competentemente comandada por Luso Albateno, que vem atraindo expressivos investimentos de grandes conglomerados industriais, do Brasil e de países europeus, que estão se instando em Porto Nacional. Dentre eles a BR Distribuidora, a VLI Logística, a Seagro Brasil, a Siderurgia Viene, a Raizen Distribuidora, e a ZEN – Zona Especial de Negócios, que construíram suas unidades ao lado do Pátio Multimodal da Ferrovia Norte-Sul, no Distrito de Luzimangues e, a Bung, a Fertilizantes Tocantins, e a Granol, que se instalaram na cidade. Juntas, somaram investimentos na casa de um bilhão de reais, o que já repercutiu em revistas especializadas de circulação nacional como a Exame e Você S/A, que citam em grandes reportagens o município portuense entre os 10 que mais geram empregos no Brasil
Pelos trilhos que cortarão mais de dez estados do País será possível levar produtos como grãos, combustível, minérios e cargas em geral em um tempo recorde, o que não é feito por meio hidroviário ou rodoviário.
A construção da Ferrovia minimizará os custos de transportes de longa distância e interligará as regiões brasileiras do Norte, por estar em posição geograficamente estratégica em relação aos portos da Europa e América do Norte.
No aspecto social, a possibilidade de articulação de diferentes ramos de negócios proporcionada pela implantação desse empreendimento ferroviário, contribui para aumento da renda interna, o aproveitamento e melhor distribuição da riqueza nacional, com a abertura de novas frentes de trabalho.
Além da ferrovia, a região do Pátio Multimodal será industrial, pois várias empresas de diversos segmentos já adquiram terreno aos arredores, e esta instalação deve ocorrer a um curto prazo.
E não é só isso! No intuito de organizar e fazer com que uma das cidades mais antigas do Tocantins cresça planejada, a prefeitura de Porto esta instalando no município um setor industrial, com espaço amplo, voltado para as diversas modalidades do comércio.
Atualmente Porto Nacional possui o 4º maior PIB - Produto Interno Bruto do Estado, uma vez que Palmas ocupa a primeira posição, Araguaína a segunda e Gurupi a terceira. O PIB do município corresponde em quase 50% em serviços, 39,37% para a indústria e 11,8% agropecuária.
Depois que as obras do Pátio, Pólo e Setor Industrial estiverem em funcionamento, a expectativa é que em um período de dois anos, estes quantitativos sejam alterados o que fará de Porto o segundo, senão o primeiro município em arrecadação do PIB no Estado.
O grande destaque no setor de seviços é a atividade de administração Pública com representatividade de 45,6% deste setor.No setor industrial, a atividade com maior participação neste ano foi a Construção Civil com representatividade de 52,2% deste setor.Na Agropecuária destaca-se a produção de soja, mandioca e cana-de-açúcar e a criação de bovinos, aves e suínos.
Desenvolvimento
O secretário de Indústria e Comércio, Luso Albateno explicou que esse será um trabalho desenvolvido a médio e longo prazo. “A gestão de Porto é consciente da importância que sua administração terá neste processo, diante disso desenvolve ações por meio de recursos municipais e também parcerias e convênios com o Estado, Governo Federal e Instituições Privadas”.
Para ele, não se pode ter em mente apenas a necessidade de instalação dessas indústrias, mas é preciso cautela para os impactos econômicos e sociais que serão causados por elas. “A sociedade tocantinense carece de qualificação de mão de obra. Hoje temos instalado em Porto além das Instituições de Ensino Superior empresas que oferecem cursos tecnólogos, como a Federação das Indústrias e o Senai”, exemplificou.
“Sobre este aspecto, ao longo dos últimos meses fizemos parcerias com instituições de ensino profissionalizantes, não há porque o desenvolvimento chegar até nós, e não termos condições para que os moradores sejam beneficiados com ele”. É preciso ainda lembrar que as ações vão além de emprego para a população, tanto estes quanto os que virão necessitam de quesitos básicos como saúde, segurança pública, educação e lazer de qualidade.
Pátio Multimodal
Localizado em Luzimangues, Distrito de Porto o parque multimodal da Ferrovia Norte-Sul, é o maior do País. Por um período de 30 anos, que se encerra em 2020 a empresa Valec tem a concessão para operar e fazer a manutenção da Ferrovia.
Conforme explicou o Diretor de Relações Institucionais e Empresarias do município, Célio Cesar Ramos, “dois fatores fazem com que Porto Nacional tenha uma visibilidade maior em relação aos demais, uma vez que estamos em uma localização estratégica, no centro do País. Esse pátio ao contrário dos outros não há uma especificação de carga. Com um conceito moderno, ele foi criado para receber diversos tipos de produtos”.
Ramos salientou que parte da sua capacidade de funcionamento já está em execução, transportando cargas de Anápolis-Go até Açailândia-MA. “enquanto o Brasil vive um período de desindustrialização, o Paraná e o Tocantins são considerados os Estados no qual ocorrem o inverso, isso se deve ao agronegócio, logística e produção”, complementou Luso.
A plataforma multimodal da Ferrovia está se firmando como um pólo de desenvolvimento forte no Tocantins, sobretudo no que diz respeito à armazenagem e comercialização de grãos, fertilizantes e combustíveis. Em breve, começa a instalação de lotes voltados para atividades de distribuição de grãos, que também deverá ser bastante significativa, bem como de fertilizantes, o que só mostra que a implantação da Ferrovia Norte-Sul e a logística privilegiada são importantes vetores para o desenvolvimento do Estado.
Quando em pleno funcionamento, o terminal de Porto Nacional terá capacidade para 60 mil toneladas e poderá descarregar até 30 caminhões por hora.