A Capital da Cultura tocantinense voltará fortalecida destas eleições
Por: Edson Rodrigues
Quando o assunto é Porto Nacional os pontos de vistas podem até ser divergentes, mas tem uma coisa que ninguém ousa discordar: no aspecto político, a Capital da Cultura sempre revela lideranças e na história do Tocantins assumiu o seu protagonismo.
E esta representatividade não é de hoje, iniciou lá início do século XX, quando ainda éramos Goiás, quando Dr. Francisco Ayres da Silva tornou-se deputado federal, dividindo sua vida entre Porto Nacional e o Rio de Janeiro, à época Capital do País.
E não para por aí, tivemos o Dr. Merval Pimenta Amorim, comandante Vicentinho Alves, atualmente o portuense Vicentinho Júnior, Paulo Mourão, sem deixar de falar da representatividade no Senado Federal do saudoso Luís Maia Leite e do ex-senador Vicentinho Alves que também passou por lá.
Novos tempos, Novas lideranças
Neste momento, Porto Nacional caminha a passos firmes para tornar um sonho em realidade. Dentro das pesquisas de intenção de votos para consumo, que o Observatório Político de O Paralelo 13 teve acesso, de três contratantes diferentes, o portuense Vicentinho Júnior garante por mais um mandato sua vaga na Câmara dos Deputados, assim como os candidatos de primeira viagem, deputado Toinho Andrade e Ricardo Aires.
Além destes candidatos, pesquisas apontam para a reeleição do candidato a governador Wanderlei Barbosa, conhecido como o curraleiro, que também é filho de Porto Nacional. Ainda muito jovem, Wanderlei iniciou sua vida política na Capital da Cultura, eleito vereador em 1989 e hoje ocupa o cargo mais importante do mais novo Estado da federação brasileira.
Sua trajetória política foi construída com mandatos no legislativo, onde ocupou a função de deputado estadual. Carismático e popular, o candidato à reeleição sabe que tem um grande desafio pela frente que é contribuir para que o Tocantins volte a andar pelos trilhos do desenvolvimento. Para isso diversas políticas públicas devem ser implantadas
Lugar de protagonismo
Caso estas pesquisas tenham seus resultados consolidados nas urnas eletrônicas, Porto Nacional passa a ser a cidade que mais elegeu e reelegeu de deputados na Assembleia Legislativa Tocantinense e no Congresso Nacional.
O Paralelo 13
Fundado há 35 anos e com cede em Porto Nacional, o Paralelo 13, acompanhou, noticiou, reportou e participou de muitos destes momentos em que a Capital da Cultura esteve nos holofotes de todos os tocantinenses, protagonizando momentos políticos que contribuíram para inúmeras conquistas do nosso Estado.
No atual cenário, os portuenses mais uma vez, mostram a que veio e o poder em consolidar nomes na História do Tocantins.