PÓS ELEIÇÕES MUNICIPAIS: O FIM DAS INDIFERENÇAS E A BUSCA POR EQUILÍBRIO

Posted On Quarta, 13 Novembro 2024 15:29
Avalie este item
(0 votos)

Os partidos políticos e suas principais lideranças que farão parte do tabuleiro sucessório em 2026 já começam a montar suas estratégias pessoais e de grupo visando a próxima eleição. Tudo ainda muito nebuloso, mas que serve de Norte para as ações a serem desenvolvidas daqui por diante

 

 

Por Edson Rodrigues

 

 

O prefeito eleito do maior colégio eleitoral do Tocantins, Palmas, Eduardo Siqueira Campos, já anunciou alguns de seus auxiliares de primeiro escalão, e os nomes escolhidos estão agradando a todos, sem ressalvas.

 

Atualmente, Eduardo Siqueira está em Brasília, transitando entre os ministérios e o Congresso Nacional em busca de parcerias institucionais, convênios com o governo federal e recursos de emendas impositivas. O prefeito eleito de Palmas, inclusive, já abriu conversações com membros do primeiro escalão do presidente Lula, ministros e outras autoridades, muitos deles seus velhos amigos.

 

O prefeito eleito Eduardo Siqueira Campos e o governador Wanderlei Barbosa 

 

A intenção de Eduardo é fazer uma gestão para todos os palmenses e, para isso, conta com uma relação harmoniosa, também, com o governo do Estado, na figura do governador Wanderlei Barbosa.

 

Os demais gestores dos principais colégios eleitorais do Estado também se movimentam em busca de viabilizar suas administrações.  Um jantar, organizado pela coordenadora da bancada federal do Tocantins, senadora Dorinha Seabra e pelo presidente da Associação Tocantinense dos Municípios, prefeito de Talismã, Diogo Borges, reuniu diversos prefeitos eleitos e reeleitos.

 

NÚCLEO PALACIANO

 

Governador Wanderlei Barbosa e senadores Dorinha Seabra e Eduardo Gomes 

 

O núcleo palaciano também já demonstra muita movimentação. A iminente reforma do secretariado será o próximo passo do governador Wanderlei Barbosa, visando seus dois últimos anos de gestão, tendo os senadores Eduardo Gomes e Dorinha Seabra como seus principais aliados.

 

Enquanto Dorinha Seabra conseguiu com o seu partido, União Brasil, eleger o segundo maior número de prefeitos no Estado, com destaque para os maiores colégios eleitorais, e é prestigiada pelo governo Lula, de quem é vice-líder no Senado, o senador Eduardo Gomes tem ligação política consolidada com os prefeitos de Araguaína, Paraíso do Tocantins e Gurupi, está entre os maiores oxigenadores dos 139 municípios tocantinenses, com o envio de recursos federais por meio de emendas impositivas.

 

Eduardo Gomes também está cotadíssimo para assumir a vice-presidência do Senado, tendo Davi Alcolumbre como presidente, em uma chapa que já conseguiu apoio da maioria dos partidos com assento no Senado, inclusive do PT, do presidente Lula.  Esa posição de Eduardo Gomes é fruto da sua habilidade de negociação, inteligência política e pessoal, persuasão e capacidade de trabalho.

 

VOLTANDO POR CIMA

 

Prefeitos das principais cidades do Estado

 

As eleições de 2024 marcaram o Tocantins não só pelo segundo turno inédito na Capital, como pela volta de nomes que sempre estão nos páreos, como o próprio prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, o empresário e técnico de futebol Wanderley Luxemburgo, o ex-senador Vicentinho Alves, Ronaldo Dimas, que conseguiu reeleger seu sucessor em Araguaína, Wagner Rodrigues, além do ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha.

 

Ao Sul do Tocantins, Gurupi é a maior e mais importante cidade da região, um polo político e econômico, dona da quarta maior economia entre os municípios, abriga duas poderosas lideranças políticas: a prefeita reeleita Josi Nunes e o vice-governador Laurez Moreira.

 

No Norte, vem brilhando a figura do prefeito reeleito de Araguaína, Wagner Rodrigues, homem de poucas palavras e muita ação, que, definitivamente, é a maior liderança política em ascensão naquela Região do Tocantins.

 

 O governador Wanderlei Barbosa, Republicanos, elegeu o maior número de prefeitos no Estado  (47) ao todo

 

Em Palmas estão as duas maiores lideranças políticas atuais. O governador Wanderlei Barbosa, cujo partido, Republicanos, elegeu o maior número de prefeitos (47) nas eleições do mês passado, e Eduardo Siqueira Campos, que conseguiu uma virada histórica contra a deputada estadual Janad Valcari, em um colégio eleitoral com mais de 200 mil votos, o que lhe dá muito poder de negociação, barganha e participação nas principais decisões que envolvem o Estado.

 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

 

 

A Casa de Leis do Tocantins, que está entre as três instituições mais importantes do Estado, passa por um momento conturbado, com desgaste amplos no tocante à ética e à moralidade, e vive a tensão da espera de uma operação da Polícia Federal a qualquer momento, para investigações acerca das emendas impositivas, na ocasião da pandemia de Covid-19, para a compra de cestas básicas que nunca foram entregues à população carente do Tocantins.

 

A expectativa é de que nos próximos 29 dias a operação aconteça a qualquer momento, já tendo em mãos os nomes de muitos parlamentares que afanaram, deliberadamente, recursos que custaram a vida de milhares de tocantinenses.

 

PASSANDO A LIMPO

 

A política tocantinense precisa ser passada a limpo, e preferência, antes das eleições de 2026, para que os eleitores tenham facilitada a opção de não votar em candidatos, e saber quais são os parlamentares confiáveis, separando o joio do trigo e evitando que inocentes paguem pelos pecadores.

 

Com fé em Deus, esperamos que ética e a moral sejam as novas ordens na política do Tocantins.

 

Amém!