Posse dos novos membros e discussão sobre Protocolo de Resposta a Ameaças marcam reunião extraordinária do Conselho de Segurança Pública do Tocantins

Posted On Sexta, 22 Novembro 2024 06:10
Avalie este item
(0 votos)
Reunião foi realizada no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), onde os novos conselheiros tomaram posse Reunião foi realizada no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), onde os novos conselheiros tomaram posse Foto: Hiago Muniz

Objetivo do Protocolo é aprimorar as estratégias de resposta das forças de segurança em situações críticas

 

 

Por Hiago Muniz

 

 

Em reunião extraordinária realizada na tarde desta quinta-feira, 21, o Conselho de Segurança Pública do Tocantins (Conesp/TO) empossou os novos conselheiros eleitos para o biênio 2024-2026. Além da posse, foram discutidos temas relevantes para a segurança pública, com destaque para o Protocolo de Atuação em Caso de Ameaça em Estabelecimentos de Ensino.

O encontro teve como objetivo aprimorar as estratégias de resposta das forças de segurança em situações críticas, visando garantir a proteção de estudantes, professores e funcionários nas escolas no Estado. A reunião foi presidida pelo secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), Reginaldo de Menezes Brito, no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), localizado em Palmas.

 

Secretário executivo, Reginaldo de Menezes Brito, reforçou que as propostas apresentadas do Protocolo serão criteriosamente avaliadas - Foto: Hiago Muniz

 

Durante a reunião, foram discutidas ações voltadas à integração e concretização da minuta do decreto relacionado às estratégias de combate a possíveis ameaças em ambientes de ensino. Conforme alinhado em encontro anterior, a Secretaria da Educação (Seduc) realizou uma análise detalhada da documentação e propôs algumas alterações.

O secretário executivo, Reginaldo de Menezes Brito, reforçou que as propostas apresentadas serão criteriosamente avaliadas, com o objetivo de garantir que o decreto represente uma resposta efetiva às possíveis ameaças em ambientes de ensino. "Nosso compromisso é implementar medidas que priorizem a segurança da comunidade escolar, assegurando que todas as ações sejam alinhadas à proteção e ao bem-estar de estudantes, professores e servidores", destacou.

Também foram elencados os pontos necessários para a publicação do decreto, que agora segue para adequação, visando consolidar medidas de resposta e garantir maior segurança nas instituições de ensino. A minuta segue para apreciação do Conselho.

 

Conselheiros empossados

Durante a reunião, também foram discutidos outros temas importantes para a melhoria da segurança pública no Tocantins, incluindo a aprovação da ata da reunião extraordinária realizada no dia 8 de agosto de 2024.

Foram empossados durante a reunião os seguintes membros:

 

Alexandre Augusto Ferreira Guerreiro;

Odécio Silva Costa;

Wanderson Chaves de Queiroz;

Maria de Fátima Holanda Cavalcante Ubaldo Monteiro Barbosa;

Wilton Angelis Alves Pereira Barbosa;

Arlisson Vieira Alves Ribeiro;

Fernando Gomes Pinto;

Marcos Aurélio Jácome Sousa;

Mônica Pereira Brito;

Francisca Benigno de Lima;

Mário Agostinho Coelho Pinto;

Silvana Maria Alves de Sousa e Silva.

Os conselheiros eleitos ficarão à frente do conselho pelos próximos dois anos.

Presença

Além das forças de segurança do Tocantins, a reunião contou ainda com a presença do futuro secretário da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Francisco Seixas, e da superintendente de Trânsito e Transporte Municipal, Valéria Oliveira.