Prefeitos, presidentes de câmaras municipais, representantes do agronegócio da região Sudeste do Tocantins estarão em Brasília na próxima terça-feira, dia 08, em reunião com a bancada tocantinense com assento no Congresso, a fim de entregar um documento fundamentado em estudos em que solicita recursos para obras de artes e asfaltamento da TO-040, no trecho de Almas a Pindorama. Segundo os estudos, o asfaltamento da rodovia vai encurtar a distância da região para Palmas, e vice-versa, em 40 km, além de facilitar a interligação da rota turística com o Jalapão, assim como a economia no escoamento da produção agrícola e mineral dentro do estado e para com estados vizinhos.
Para o presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Manoel Alves, Wagner Nepomuceno, (Waguinho), a execução da obra não é benéfica só para a região Sudeste, uma vez que a melhoria de um polo regional reflete em todo o estado. “Vamos ter redução de percurso entre a região Sudeste e a capital, melhorar o acesso entre as localidades turísticas do Jalapão e Serras Gerais, enfim, o transporte de cargas terá ganhos significativos”, assinalou. Já o prefeito de Dianópolis, José Salomão, vê a obra como uma conquista imprescindível para que a região Sudeste possa avançar e consolidar a sua vocação nos eixos turísticos, mineral e do agronegócio.
O senador Eduardo Gomes, líder do Governo no Congresso, após conhecer as vantagens econômicas da pavimentação da TO –O4O, no percurso de Almas a Pindorama, passou a ser um defensor intransigente do projeto, prometendo buscar ajuda dos companheiros de bancada. “Estou comprometido com essa obra, ela é estratégica, fundamental para o desenvolvimento da região Sudeste e do Tocantins, sobretudo no escoamento da produção e no fomento do turismo. Portanto, tenho absoluta certeza de que o governador Wanderlei Barbosa envidará todos os esforços para que a obra tenha prioridade nesse seu segundo governo”, ressaltou.
O documento reivindicatório vem assinado por oito prefeitos, além do presidente da Associação Tocantinense de Municípios – ATM, Diogo Borges, seis presidentes de câmeras e 12 deputados estaduais eleitos com votos na região.