Primeira palestra da Semana do Empreendedorismo reúne centenas de estudantes da rede estadual da Capital

Posted On Terça, 13 Novembro 2018 04:57
Avalie este item
(0 votos)
Estudantes participam de evento sobre empreendedorismo em Palmas Estudantes participam de evento sobre empreendedorismo em Palmas

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) deram início nesta segunda-feira, 12, à série de palestras alusivas à Semana Global do Empreendedorismo, com temática Empreendedorismo Jovem – A Hora é Agora. As atividades, que se iniciaram nesta segunda, se estendem até o dia 23 de novembro.

 

Por Abrão de Sousa

 

Serão realizados 12 eventos voltados para os alunos do ensino médio dos municípios de Araguaína, Augustinópolis, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Tocantinópolis. O primeiro encontro foi realizado na tarde desta segunda, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

 

Cerca de 800 estudantes participaram do evento que se iniciou com descontração para o público jovem. O estudante Gabriel Reseno, aluno da 1ª série do ensino médio do Colégio da Polícia Militar (CPM), de Palmas, disse que quer saber mais sobre como empreender. “Quero cursar direito, para depois entrar na profissão de perito. Aqui eu pretendo conhecer mais sobre inovação, pois dentro de qualquer profissão é possível empreender”, destacou.

 

Fernando Schmaltz, palestrante é criador de um aplicativo que é um guia de busca comercial cidade inteligente – Guiaa. Segundo Fernando, o jovem tem muita capacidade para desenvolvimento de potencialidades. “Os jovens têm o poder para sair do plano tradicional com muita rapidez, dessa forma, o quanto mais se proporcionar oportunidades a esse público, melhor chance há para se empreender com sucesso”, afirmou.

 

Empreender é ser um idealizador que produz com criatividade e imaginação. Iniciar o novo, perceber algo antes que outros o perceba, sair da área de sonho, de desejo e partir para ação concreta são características de uma pessoa empreendedora.

 

Larissa Ribeiro, diretora de Educação da Seduc, representou a secretária Adriana Aguiar no evento. Para a diretora de educação, é preciso trabalhar com os estudantes as ideias empreendedoras. “Desenvolver habilidades que possibilitem aos estudantes oportunidades de conhecimento nas diversas áreas. O jovem é o protagonista de seu projeto de vida e de sua escolha. A Parceria entre Seduc e Sebrae é muito positiva para o desenvolvimento de todos”, finalizou.

 

A próxima palestra da semana Global do Empreendedorismo será realizada nesta terça-feira, 13, das 15 às 17 horas, no Centro de Ensino Médio Felix Camoa I, em Porto Nacional.