Empresário, jornalista, publicitário e político brasileiro, 37.º Governador de São Paulo
Com Yahoo Notícias
O pré-candidato à presidência João Doria vai se reunir com a cúpula nacional do PSDB nesta segunda-feira (23). A reunião deve ocorrer em São Paulo e tem como objetivo fazer com o ex-governador de São Paulo desista de disputar a vaga para o Palácio do Planalto em outubro.
Doria foi o candidato eleito nas prévias do PSDB ocorridas em novembro de 2021. Entretanto, ele vem sofrendo resistências dentro do partido. À interlocutores, o tucano tem dito que vai resistir aos pedidos de desistência do partido. Ele defende que a decisão do partido sobre a candidatura ocorra somente em julho, mês das convenções partidárias.
A esperança do pré-candidato recai sobre o resultado de uma pesquisa encomendada pelo partido. O bloco partidário alega entretanto que ainda não tem os dados finais do resultado porque o levantamento não foi registrado na Justiça Eleitoral. Entretanto, segundo dirigentes nacionais do PSDB, MDB e Cidadania, a pesquisa teria mostrado um panorama mais favorável à senadora Simone Tebet (MDB-MS).
A chamada terceira via tem predileção por Tebet e espera que Doria aceite ser seu vice em uma possível chapa. O tucano, no entanto, ainda não deu mostras de que aceitaria.
Reunião
Para o encontro de amanhã (23), Doria deve apresentar os dados do último levantamento feito pela XP/Ipespe, que foi divulgado na sexta-feira (20). Na pesquisa, o tucano aparece com 4% das intenções de voto, enquanto Simone pontuou 2%.
Por outro lado, o pré-candidato enfrenta mais rejeição do que a emedebista, 53% contra 37%. Como argumento, aliados defendem que Doria é mais conhecido pelo eleitorado e que portanto têm mais chances de crescer nas próximas pesquisas eleitorais.
O percentual de pessoas que dizem que poderiam votar em Doria é de 33% enquanto Simone é opção para somente 14%.