RAUL FILHO AGUARDA NA ENCRUZILHADA E CARLOS AMASTHA “AGRADECE” AOS DEMAIS CANDIDATOS

Posted On Sábado, 30 Julho 2016 07:17
Avalie este item
(0 votos)

Aguardando decisão da Justiça, Raul Filho segue trabalhando para ser novamente prefeito de Palmas, tendo Gaguim como único “herdeiro”

 

Por Edson Rodrigues

 

Pensem o que quiserem, mas podemos afirmar que O Paralelo 13 “profetizou” que seria apenas uma questão de tempo para que Carlos Gaguim fosse, efetivamente, candidato a prefeito de Palmas.

Pois bem.  O ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, é o preferido da maioria dos eleitores palmenses, que têm por ele grande afeto, fruto do reconhecimento por suas ações, quando prefeito, em benefício da Saúde, da Educação, dos sem-teto, a criação de lavouras comunitárias, restaurantes populares e serviços sociais que impactaram positivamente a vida da população de baixa renda.

Atualmente, a única coisa que pode afastar Raul Filho de um segundo mandato não tem nenhuma ligação com sua vida política, mas com sua vida pessoal.  O ex-prefeito de Palmas foi condenado por crime ambiental, em um caso em que sua defesa cochilou e a sentença saiu à revelia, inclusive estando, atualmente, cumprindo a pena de prestação de serviços comunitários.  Mas, segundo a Lei da Ficha Limpa reza que qualquer pessoa condenado por colegiado, como é o caso de Raul, fica com seus direitos políticos suspensos.

Mesmo assim, Raul vem desenvolvendo um ótimo trabalho de aglutinação junto às principais lideranças do Estado e do município em torno do seu nome, independente de segmentos classistas ou religiosos.  Esse seu trabalho de convencimento e diálogo tem sido muito proveitoso nos últimos 10 dias, principalmente junto à senadora e ex-ministra Kátia Abreu e seu filho, deputado federal Irajá Abreu, presidente estadual do PSD, à deputada federal Dorinha Seabra, do DEM, com o próprio governador Marcelo Miranda, do PMDB e com o deputado federal Carlos Gaguim, do PMB, além de vários líderes políticos e comunitários, vários pré-candidatos a vereador, vereadores em pleno mandato e empresários.

Raul Filho está trabalhando diariamente, participando de várias e várias reuniões, mas apesar de estar fazendo o dever de casa e de ter toda essa vantagem, pode acabar ficando na campina, caso o TRF confirme a sua condenação, no próximo dia 10, impedindo o registro de sua candidatura.

CARLOS AMASTHA

O atual prefeito e candidato à reeleição se mostra completamente pronto para o embate sucessório, sem perder tempo com marqueteiro, publicitário, coligações ou plataforma de governo, limitando-se a fazer apenas pequenos ajustes em sua administração e espalhando obras por toda a cidade, mas, principalmente, sem dívidas na praça.

Amastha tem personalidade forte.  Fala muito, não engole desaforo, muito menos imposição de grupos políticos em relação aos candidatos a vice-prefeito na sua chapa. Conhece a realidade do cenário atual e sabe que será ele “contra todos”.  Diante da constatação dessa sua afirmativa, vem fazendo o possível para se reforçar e continuar a ser um dos favoritos na corrida sucessória.

CARLOS GAGUIM

Apesar de estar pessoalmente engajado na campanha do ex-prefeito Raul Filho, ter e estar costurando acordos importantes para esse fim, Gaguim e todos aqueles que entendem de política sabem que apenas ele é capaz, dentro do grupo que apóia Raul Filho de substituir este em caso de inelegibilidade.

Atual deputado federal, vereador por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa por dois mandatos, e ex-governador, Carlos Gaguim é o único que reúne condições efetivas de derrotar Carlos Amastha nas eleições de três de outubro.

Seu maior trunfo é ser um dos poucos políticos do Tocantins com crédito junto aos servidores públicos municipais de Palmas, além do funcionalismo estadual, os policiais Civis e Militares e Bombeiros militares, além de ter experiência e trânsito nos corredores ministeriais de Brasília e capacidade de promover uniões pouco prováveis de legendas em torno do seu nome.

Como dissemos no início deste artigo, a “profecia” feita pelo O Paralelo 13 parece estar se cumprindo.  Enquanto Raul Filho agrega valor à sua candidatura e engloba forças para enfrentar Amastha, caso seja impedido pela Justiça de concorrer á prefeitura de Palmas deve, de forma coerente, “passar o bastão” a Carlos Gaguim e manter as chances da oposição de vencer o pleito e relegar Amastha ao papel de “político de uma eleição só”.

Mais que nunca, quem viver verá!