Governador Marcelo Miranda visitou o estoque regulador de medicamentos e conferiu organização
Por Verônica Veríssimo
Atender bem a população é a prioridade do Governo do Tocantins e para isso os investimentos em saúde só crescem. Mais leitos de internação, quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e dois leitos de UTI Pediátrica serão entregues ainda neste mês de agosto. Os novos leitos vão se juntar aos outros 96 leitos que já foram entregues pelo governador no último mês de maio, totalizando 192 novos apartamentos, que irão acomodar mais pessoas que precisam de cuidados. Os mais de 90 leitos, já entregues, acolheram pacientes após a desativação do antigo Anexo Provisório do hospital, uma tenda que era utilizada para internação desde o ano de 2013. Os locais são amplos e contam com banheiros adaptados.
“O mais importante são as parcerias e saber que quem está trabalhando em prol da saúde merece todo o nosso respeito e dedicação. Não estamos acomodados. Estamos aqui realizando vistorias para entregas de obras. Elas já estão mudando na vida das pessoas, com respeito e humanização. Aos profissionais médicos, enfermeiros, operários e ao secretário de saúde que se dedicam no dia a dia, minha gratidão”, destacou o governador.
O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, destacou a preocupação constante do governador Marcelo Miranda em proporcionar uma saúde digna e mais humanizada para a população, entre elas as boas condições de trabalho para que os profissionais de saúde possam atender melhor. “São 96 leitos que Irão contribuir para uma saúde mais humanizada”, disse.
Os pacientes aprovaram a medida e estão ansiosos para a entrega das obras. O pedreiro de Gurupi, Fabrício Pereira, sofreu acidente de motocicleta e está internado na ala que foi inaugurada em maio deste ano. “Eu achei muito bom este apartamento. E inaugurar mais leitos como este, vai acolher mais pacientes que chegam neste hospital”,afirmou.
Outro paciente que está sendo beneficiado é Nedson Rodrigues, morador de Palmas. “Aqui é bom demais, com ar – condicionado, banheiro pertinho e os profissionais atendem muito bem não tenho reclamação. Inaugurando mais 96 leitos, os pacientes vão sair do corredor”, destacou.
A assessorista de elevador, Doralice Oliveira Almeida está realizando tratamento no ombro no HGP e gostou do local onde está internada. “Um espaço confortável, climatizado e achei interessante ter botões de emergência se caso a gente se sentir mal, eu nunca tinha visto isso. E estes leitos que vão ser entregue será muito bom, pois beneficiará a população”, afirmou.
O governador e comitiva visitaram ainda outras unidades da Secretaria de Estado da Saúde, entre elas os prédios do Estoque Regulador do Estado, onde ficam armazenados materiais e medicamentos destinados a atender as unidades de saúde. Atualmente, o Estoque Regulador supre 85% de abastecimento de materiais e medicamentos necessários nas unidades hospitalares.
“Neste mês a estimativa é de que o estoque regulador esteja abastecido em 90%. Somos referencia de controle, pois foi implantado um sistema para fazer o controle e logística dos medicamentos. Então todo pedido é via sistema, o que garante a economia aos cofres públicos e segurança para o paciente”, frisou o superintendente de aquisições estratégia e logística da Secretaria de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.
Prova de que os remédios estão chegando a quem necessita, a Maria Eunice, que acompanha o sogro no HGP, ressaltou que o paciente recebe todos os medicamentos. “Ele está internado e recebe certinho os remédios cardíacos e do aparelho digestivo, não temos o que reclamar”, afirmou.
A servidora Cristiane Lacerda já espera alta hospitalar e relatou que enquanto está internada recebeu os medicamentos. "Muito bom, eu fui bem atendida e recebi os medicamentos necessários", destacou.
Vigilância em Saúde O prédio onde funciona a Vigilância em Saúde também passou por vistoria, uma vez que houve adequação estrutural. No novo espaço agora há um mezanino que amplia a área onde estão localizados o Laboratório de Informática e o Núcleo de Informação de Vigilância em Saúde.
A diretora estadual de Gestão da Vigilância em Saúde, Luciana Ferreira explicou que no espaço são trabalhadas as informações de saúde. “Conseguimos ampliar o acesso dos municípios a informação, e a Secretaria de Saúde consegue monitorar melhor os agravos e trabalhar na prevenção de várias doenças, contribuindo ainda mais para a qualidade de vida da população tocantinense”, disse.
Com a adequação feita no prédio, cada área técnica, agora, fica em um específico andar, o que melhora o fluxo de trabalho e, consequentemente, as condições de trabalho para aperfeiçoamento das ações de saúde.