O secretário estadual de Indústria e Comércio, Beto Lima, acompanhado do presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto Nacional, Wilson Neves e do diretor de Indústria, Comércio e Serviços da secretaria, Luís Carlos Carneiro, estiveram no Parque Industrial de Porto Nacional, que receberá obras de revitalização ainda este ano.
Por Edson Rodrigues
As obras, que incluem a pavimentação de todo o trecho em utilização, estão dentro da programação do governo do Estado, e a visita serviu para que fossem feitas as adequações do projeto de acordo com as demandas que a obra pretende suprir.
Em entrevista exclusiva aO Paralelo 13, o secretário Beto Lima e o Presidente da Acisa, Wilson Neves, explicaram como a obra foi planejada e como será executada.
O Paralelo 13 – Secretário, governo do Estado, por meio da secretaria da Indústria Comércio, e de um trabalho muito bem elaborado por sua equipe de auxiliares, formataram o desenvolvimento de pavimentação e infraestrutura dos Parque Industrial Como está o andamento dessas obras e o que isso representa para o Estado e para o governo?
Secretário Beto Lima - O governador Wanderlei, quando assumiu em outubro de 2021, tinha como objetivo fazer com que Estado fosse mais assertivo na questão de receber investimentos. E nós construímos uma política pública, que atende pelo nome de Pics – Programa de Impulsionamento do Comércio, da Indústria e dos Serviços – que atua em oito eixos do desenvolvimento para que o Estado seja mais atrativo aos investimentos. Um desses eixos é o da infraestrutura Empresarial, no qual nós estamos, num primeiro momento, dotando de infraestrutura aqueles distritos que já estavam implantados, mas não tinham infraestrutura completa, ou então revitalizando aqueles que já estavam implantados e estavam com as suas estruturas precárias, como foi o caso do Daiara (Araguaína) e é o caso aqui, de Porto Nacional.
No segundo momento nós vamos partir para um processo de implantação de novos distritos, de modo como que a gente tenha uma distribuição geográfica deles pelo Estado, atendendo, inclusive, a um dos objetivos estratégicos da política do nosso governo que é descentralizar a base de atividade econômica, ou seja, levar também desenvolvimento econômico para os municípios menores porque isso é muito importante para um tratamento igualitário.
O Tocantins tem uma a sua atividade econômica concentrada. 12 municípios respondem por 73% da nossa atividade econômica e o Estado tem 139 municípios. Então, a gente trabalha para que a gente possa, nos próximos 20 anos, proporcionar a maturidade do desenvolvimento econômico que o Estado precisa.
O Paralelo 13 - Vários secretários e vários governantes já vieram aqui, em Porto Nacional, prometeram muito, deram, inclusive, ordem de serviço, e pouco fizeram. Qual o diferencial do governo de Wanderlei Barbosa, que, mesmo sem anunciar, vem e faz?
Secretário Beto Lima – O governador Wanderlei Barbosa é um homem resolutivo, então ele nem permite aos seus auxiliares que façam um lançamento de pedra fundamental ou que prometa alguma coisa. A gente chega e resolve. E foi assim aqui, em Porto Nacional. Dentro do Pics a gente identificou que esse era um dos distritos que precisava receber mais infraestrutura, preparamos tudo, procuramos a prefeitura, construímos um convênio e estamos aqui trabalhando.
O impacto deste distrito totalmente recuperado, urbanizado, a gente vai ver ainda neste governo de Wanderlei Barbosa. Você vai ver o volume de empresas que vão poder se instalar aqui, porque a infraestrutura, na maioria das vezes é a condição basilar para que a empresa possa se instalar.
O Paralelo 13 - Tirando Porto Nacional, que já está praticamente em obras, quais são os próximos?
Secretário Beto Lima – Temos, também, em andamento, Guaraí, com mais de 60% já da sua drenagem pluvial executada e já iniciada, também, a pavimentação. Gurupi que estamos fazendo a primeira etapa da melhoria do acesso através da Avenida Goiás, com obras bem avançadas, e a gente está se preparando para a formatação de um novo convênio a prefeitura, para que a gente possa atuar na parte interna do distrito. Paraíso, que também já estão bem avançadas as obras e onde tivemos que paralisar porque houve uma incompatibilidade de projeto durante o processo executivo, e está sendo feito uma readequação e, logo, logo, vamos retomar as obras, e Palmas, que estamos concluindo a parte de projeto, para poder iniciar a licitação para implantação do da 65 Norte, onde vai ficar a tão falada cidade do automóvel.
Ainda em Palmas, temos também a Agrotins , no o parque Mauro Mendanha, que recebe maior evento econômico do Estado do Tocantins, a maior feira de agrotecnológica da Região Norte do País. Lá, também, as obras já estão avançadas e a gente já vai ver, na próxima Agrotin, uma mudança muito grande.
Dentro do item infraestrutura, é um resumo inicial do trabalho.
O Paralelo 13 - Estamos falando com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto Nacional, Wilson Neves. Presidente, o senhor hoje fez uma visita técnica, juntamente com o secretário Beto Lima. O senhor foi sempre um lutador, defensor da pavimentação e da complementação da infraestrutura do nosso Parque Industrial. Como está vendo isso acontecer, agora, na prática?
Wilson Neves - Eu vejo com muita satisfação essa revitalização do Parque Industrial de Porto Nacional, um dos primeiros parques industriais aqui do Estado do Tocantins. Mais do que nunca, o Governador Wanderlei Barbosa honrou o compromisso com os portuenses, no lançamento do Pics, aqui em Porto Nacional, quando determinou ao nosso secretário da Indústria e Comércio, Beto Lima, que não medisse esforço para consolidar essa revitalização do parque.
Agora, com a vinda da Cargill, que comprou a Granol, é de suma importância para Porto Nacional o Parque Industrial pronto para o crescimento, o desenvolvimento e a geração de emprego de renda, haja Vista que é uma empresa âncora que está dentro do nosso Parque Industrial, a 35 km de Palmas, a Capital do Estado.
Isso é muito importante, porque o Parque Industrial de Porto Nacional realmente privilegia toda a região central do Estado, municípios que são importantes para que a gente consiga, de uma vez por todas, consolidar esse desenvolvimento econômico de Porto Nacional. Eu agradeço o empenho e o trabalho do governador Wanderlei Barbosa, do secretário Beto Lima e o apoio dos deputados federais e estaduais que representam Porto Nacional, que também foram importantes nessa decisão do governador e, por meio das emendas impositivas, vêm permitindo ao Estado essa gama de investimentos.