SEGUNDO TURNO EM PALMAS: RESULTADO ABRE PORTAS E FECHA PORTÕES EM 2026

Posted On Terça, 22 Outubro 2024 04:40
Avalie este item
(0 votos)

Os 19 dias adicionais de campanha para o segundo turno das eleições municipais em Palmas estão chegando ao fim, assim como as articulações, as adesões e os abandonos políticos, aumentando a certeza de que o resultado que as urnas gritarem ao fim da tarde do próximo domingo, dia 27, terá o poder de abrir portas e fechar portões nas eleições majoritárias de 2026

 

 

Por Edson Rodrigues

 

 

Os grupos políticos que se digladiarão pelo voto dos eleitores de Palmas já estão definidos e formatados. De um lado o Palácio Araguaia, de Wanderlei Barbosa, juntamente com os senadores Eduardo Gomes e Dorinha Seabra, e o deputado federal Carlos Gaguim, empunhando a bandeira de Janad Valcari, do PL. Do  outro, Eduardo Siqueira Campos, que entrou na campanha do primeiro turno sem nenhum apoio político significativo além do ex-prefeito Carlos Amastha, conseguiu, por meio da votação expressiva que recebeu, aglutinar o ex-senador Vicentinho Alves e seu filho, deputado federal Vicentinho Jr., a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, o ex-prefeito Raul Filho, o vice-governador Laurez Moreira, o ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas e seu filho, ex-deputado federal e presidente do Podemos estadual, Tiago Dimas.

 

CHAVE PARA O FUTURO

 

Com essa acomodação de forças em lados opostos, a vitória nas urnas para a gestão da Capital pelos próximos quatro anos, servirá como uma chave para o futuro político do grupo de apoiadores dos dois candidatos.

 

 

A vitória de Janad Valcari deixou de ser um projeto pessoal e passou a ser o projeto de um grupo político numeroso e cheio de “pesos pesados”, a começar pelo governador Wanderlei Barbosa, passando por deputados federais e estaduais e chegando até o senador Eduardo Gomes. Os três principais líderes políticos engajados em sua campanha – Wanderlei Barbosa, Eduardo Gomes e Dorinha Seabra – têm a consciência da obrigação da vitória para não “contaminar”, de forma antecipada, seus futuros políticos nas eleições majoritárias de 2026.

 

 

Afinal, será uma vaga de governador e outra para vice-governador, duas para senador – e mais quatro suplentes – oito vagas para deputado federal e 24 para deputado estadual em jogo. O grupo político que se sagrar vencedor no próximo domingo, já sai com uma imensa vantagem para a disputa de 2026, pois Palmas, além de ser um “espelho” para os demais municípios, é o maior colégio eleitoral do Estado, e concentra a maioria das “cabeças de rede” de emissoras de TV e de rádio, blogs e sites de notícia.

 

OS MUI AMIGOS

 

 

Mas, não se pode falar nesta sucessão municipal que se encerra no Estado com o segundo turno em Palmas, sem citar os mui amigos.  Pessoas que passaram quanto tempo puderam sugando as tetas do governo de Wanderlei Barbosa, cheios de contratos, cargos e apadrinhados espalhados pelos mais diversos órgãos governamentais nos 139 municípios, a maioria cargos de “chefetes”, mas que, na hora H, quando chegou a sua vez de mostrar serviço, correram a apoiar candidatos oposicionistas ao Palácio Araguaia e a Wanderlei Barbosa, nos principais colégios eleitorais do Estado e, claro, em Palmas.

 

Hoje, esses mui amigos estão de braços cruzados, vendo o circo pegar fogo, sem mexer uma palha para mostrar gratidão ou, pelo menos, consideração a quem os ajudou.

 

Mas, não vamos entrar, hoje, no mérito dessa questão.  Uma matéria está sendo preparada para, logo depois do resultado do segundo turno em Palmas, com os nomes, cargos e apadrinhados desses despojos da vida política, que devem ter seus nomes rifados, de vez, da vida pública no Tocantins.

 

Aguardem as cenas dos próximos capítulos...