Estamos na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O tema trata da sobrevivência humana, e chama a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. O consumismo desenfreado também causa danos sérios ao meio ambiente, porque as tendências e novidades, muitas vezes incentivam a compra constante, num fluxo cada vez maior. Seja na área tecnológica, moda, têxtil, entre outras.
Com Assessoria
O Procon Tocantins, por meio do Núcleo de Atendimento de Porto Nacional, destaca a importância da data, uma vez que, que devido ao crescimento expressivo dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos, tanto pelos governantes quanto pela população, e também pelos consumidores, para que os impactos sejam reduzidos.
O consumismo exagerado e as expectativas da sociedade aumentam os prejuízos para o meio ambiente e os recursos naturais se tornam cada vez mais escassos, da mesma forma que as mudanças climáticas ameaçam a vida na Terra. Isso aumenta a emissão de gases poluentes, devastação ambiental, degradação e poluição geral e; consequentemente, a destruição de ecossistemas.
“É importante pensarmos e praticarmos o consumo consciente, no nosso dia a dia, ações que visem a sustentabilidade. Quando consumimos de maneira sustentável e analisamos as consequências ambientais e sociais – positivas ou negativas- faz toda a diferença, uma vez que o desenvolvimento sustentável é a principal solução contra a crise ambiental que o planeta enfrenta, já que é considerado o equilíbrio entre, sociedade, natureza e economia”, explica Rafael Parente, superintendente do Procon Tocantins.
Ainda de acordo com o gestor, o Procon Tocantins, por meio da Educação para o Consumo, tem buscado estratégias que trabalhe desde a infância políticas públicas que possibilitem mudanças nos padrões insustentáveis de consumo a fim de preservar o meio ambiente.
Desenvolvimento sustentável
O órgão de defesa do consumidor destaca que a educação ambiental é fundamental para o desenvolvimento sustentável, isso porque, é preciso conscientizar todos os setores da sociedade para que sejam expandidas as ações de forma eficiente em prol do meio ambiente. A destruição constante do habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies, como destaca a declaração de Estocolmo, ainda em 1972.
“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos”.
Enquanto consumidores é necessário rever urgente as ações na hora da compra. “Priorizar de fato as necessidades, evitar o uso de muitas embalagens, principalmente as plásticas, são atos simples que fazem a diferença. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental”, afirma a chefe de núcleo, Laraínne Juliati.