Da Assessoria
A Chefe-geral da Embrapa, Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luiz, visitou o senador Eduardo Gomes para relatar o sucesso do evento que implantou um projeto inédito de produção de alimentos na comunidade indígena Xerente, em Tocantinia, com recursos de emenda do senador.
Ao mesmo tempo apresentou a reivindicação de expansão do projeto para outras comunidades, começando pelos Krahô. Na oportunidade, apresentou os Projetos da Embrapa para os próximos quatro anos, incluindo pesquisas e implantação de tecnologias já aprovadas, no fortalecimento da produção de peixes, pecuária de corte, agricultura e a consequente comercialização e exportação.
Danielle ressaltou que o Tocantins tem uma imensa área agrícola a ser ocupada, podendo contribuir efetivamente para a garantia de fornecimento de alimentos para o Brasil e o mundo, de maneira sustentável e moderna.
O senador Eduardo Gomes garantiu de imediato a liberação de recursos para a implantação do “Sistema Integrado de produção de pescado, banana, açaí e outras culturas, visando garantir segurança alimentar e incremento de renda de povos indígenas”; e a “Bioeconomia da pesca artesanal no Tocantins, buscando caminhos seguros para a inclusão socioeconômica e estrutura da cadeia produtiva”, no montante de R$1.400 milhão. “Esses recursos anunciados são de emenda impositiva e vamos trabalhar em conjunto com a bancada de senadores e deputados, para garantir o maior volume possível de recursos para desenvolver as pesquisas e garantir a efetivação dos grandes projetos da Embrapa”, finalizou o senador.