Evento contou com a presença de dezenas de lideranças políticas, além de prefeitos e vereadores de diversas cidades do Estado
Por Edson Rodrigues
Era uma noite de segunda-feira e em período não eleitoral – em que campanhas ou atos políticos são proibidos – mas a quantidade de pessoas presentes à inauguração do novo escritório político da senadora Kátia Abreu, em Palmas, deu ideia do primeiro esboço de seu caminho político em 2018. A presença de dezenas de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, deputados estaduais, pelo menos um ex-governador, empresários e outras lideranças, além, claro, do filho da senadora, deputado federal Irajá Abreu, foi o ponto central para indicar a força política da senadora.
Não que essa força seja surpresa. Com 10 anos de mandato como senadora, tendo sido ministra da Agricultura de Dilma Rousseff e vice-líder do PMDB, é natural que muitos tenham em Kátia uma líder ou aliada política capaz de reforçar suas imagens e de comandar um grupo político rumo às eleições de 2018, que decidiu centrar 100% de suas ações em território tocantinense, onde tem percorrido diversos municípios expondo suas ideias e seus pontos de vista.
Quer queira, quer não, Kátia Abreu é hoje a única opositora genuína aos governos de Marcelo Miranda e de Michel Temer, a quem não poupou críticas em seu discurso inaugural.
Mas, o que chamou a atenção foi a pluralidade de partidos e tendências que prestigiaram o evento. Estiveram presentes desde o presidente regional do PT, Donizeth Nogueira, até o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Palmas, Carlos Braga, passando por outros nomes de respeito como o deputado estadual Toinho Andrade – que, inclusive, falou aos presentes, assim como o deputado federal Irajá Abreu – o empresário e ex-senador Marco Antônio, o ex-deputado federal Darci Coelho, o vereador de Palmas Felipe Martins, o ex-deputadoe stadual Sargento Aragão, o ex-governador Raimundo Boi, o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, o empresário do setor de transportes público, Júlio da Ponte Alta, além de dezenas de prefeitos e vereadores de cidades de todas as regiões do interior do Tocantins.
Pode não ter sido um ato político – como realmente não o foi – mas as presenças – e ausências – serviram para dar uma ideia de como se guiará e com que força virá a senadora Kátia Abreu nas eleições de 2018.
Para bom entendedor, meia palavra basta!