Será que a Acipa cometeu crime eleitoral servindo de laranja. Quem está por trás?

Posted On Sexta, 18 Agosto 2017 09:01
Avalie este item
(0 votos)

 

O senador Ataídes Oliveira, presidente do PSDB do Tocantins convocou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), para esclarecer todas as dúvidas referentes à contratação do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) para a realização de uma pesquisa no qual foi divulgada pela Associação sobre as intenções de votos para 2018.

 

Por Edson Rodrigues

 

Faltando pouco mais de um ano do processo eleitoral, que acontecerá em outubro de 2018, a Associação Comercial e Industrial de Palmas, sob a justificativa de que “a entidade quer acompanhar de perto e buscar uma alternativa que represente a classe empresarial e industrial de todo o Estado” divulgou uma pesquisa de intenção de votos realizada pelo Ibope no qual traz o nome de supostos candidatos a governador e senador do Tocantins.

 

Não convencido da justificativa o senador Ataídes Oliveira quer saber, de fato, qual foi o interesse da Acipa, se trata-se de uma decisão colegiada da Associação e principalmente de onde veio o dinheiro para a contratação e se houve um contrato. O senador disse que seu departamento jurídico solicitará um extrato da conta da Associação de seis meses antes do contrato para conhecer a origem desses recursos.

 

 

Kátia Abreu e Irajá Abreu possíveis privilegiados com pesquisa

 

 

 

Segundo um levantamento feito pelo O Paralelo 13, a contratação do Ibope para a realização de uma pesquisa no Tocantins, atualmente custa em média de R$120 a R$ 150 mil, conforme os municípios e dias pesquisados. Conforme dados divulgados pelo Ibope,realizador da pesquisa neste período foram ouvidos 812 eleitores e possui o nível de confiança de 95%.

  

Tendo como base o questionamento do senador, ressaltamos que o mesmo foi realizado pelo O Paralelo 13, que também publicou uma matéria no qual questionou resultados que a primeira vista beneficiariam a família Abreu, a senadora e seu filho, além do prefeito de Palmas, Carlos Amastha.

 

A pesquisa traz a senadora Kátia Abreu disparada na intenção de votos para governador do Estado, e o seu filho, o deputado Irajá Abreu, que nunca é citado ou teve seu nome cogitado para senador do Tocantins. Já Carlos Amastha também tem bom posicionamento na pesquisa. Tantos milagres fizeram os devotos desconfiar do santo.

 

Entenda

 

No dia 05 de agosto, a Acipa divulgou o resultado de uma pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope no qual foram feitas as seguintes perguntas: Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para governador do Tocantins? E se as eleições fossem hoje para governador, quem você escolheria? Nesta segunda, era feita ao eleitor uma lista de nomes para escolha. As mesmas perguntas foram realizadas para as funções de senador.

 

Para muitos políticos a pesquisa agradou, para outros nem tanto. Já a população ao que parece, não está tão preocupada com o resultado de uma intenção de votos há mais de um ano do processo, afinal, na políticaimprovável pode acontecer.

 

 

Hipóteses

 

Caso seja confirmado que houve maracutáia, coitado do senhor presidente da Acipaque, certamente, responderá processo judicial eleitoral. Logo, não seria estranho depararmos com mais uma notícia da Polícia Federal com mandados em residências de conhecidos tocantinenses.

 

Além de responder por crime eleitoral, pesquisa encomendada, comprada, não registrada é ilícita. Além do processo na justiça eleitoral, os envolvidos sofrem um julgamento ainda maior, que é a condenação e desmoralização pública.

 

O Paralelo 13 estará em Brasília acompanhando e fazendo a cobertura desta audiência e trará os detalhes ao nosso povo tocantinense.

 

Última modificação em Sexta, 18 Agosto 2017 11:58