SUCESSÃO MUNICIPAL: AS ACOMODAÇÕES LOCAIS INDEPENDEM DA VONTADE DO GOVERNO

Posted On Segunda, 17 Julho 2023 09:29
Avalie este item
(0 votos)

A sucessão municipal em 2024 tem muitos empecilho para acomodar candidatura única nos principais colégios eleitorais do estado. Isso é fato concreto.

 

Por Edson Rodrigues

 

Senadores, deputados federais, deputados estaduais, dirigentes de partidos e o próprio governador Wanderlei e o vice-governador, Laurez Moreira, passarão esse mês de julho visitando as bases políticas, ouvindo as lideranças e pré-candidatos a prefeito, independente de cor partidária.

 

Governador Wanderlei Barbosa visita obra

 

Convém lembrar que cada município tem suas peculiaridades políticas. Em alguns, será possível juntar oposição e situação e construir uma candidatura única à prefeitura. Mas em outros essa condição é praticamente impossível.

 

Temos como exemplo Porto Nacional. Pelas características locais, é zero a chance de união entre o atual prefeito e o Palácio Araguaia. O atual prefeito, Ronivon Maciel, é filiado ao partido presidido no Estado pelo inimigo político  número 1 do governador Wanderlei Barbosa, que é o senador irajá Abreu. Nas eleições majoritárias do ano passado, Ronivon apoiou o senador Irajá Abreu para governador e a reeleição da senadora Kátia Abreu.

 

De modo geral, não há limites para as conversações políticas  em torno das sucessões municipais de 2024, em.busca de unidade.

 

O OBSERVATORIO POLITICO de O PARALELO13 vem observando os debates nos municípios observando, inclusive, conflitos locais dentro dos próprios grupos alinhados ao Palácio Araguaia e também da oposição. .

Bancada Federal do tocantins no Congresso Nacional

 

Há mais de 15 meses das eleições municipais de 2024,  ninguém desponta na liderança sem estar seguido de perto por um adversário competitivo. Esse diagnóstico vale tanto para situação quanto para oposição. O quadro sucessório para as eleições municipais de 2024 ainda está muito embrionário.

 

Observamos que as pré-candidaturas ainda estão em formação em 99% dos municípios. Não existe imbatível ou derrotado. O momento é de muita cautela na costura para formação de chapa majoritária e proporcional nos municípios tocantinenses.

 

Cada pré-cadidato, no momento, está procurando demarcar território político em seu respectivo município.

 

É ESPERAR PARA VER OS RESULTADOS.